Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Guarulhos
Seis candidatos disputam a Prefeitura de Guarulhos, segunda cidade mais populosa e segundo colégio eleitoral do estado de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Segunda cidade mais populosa e segundo maior colégio eleitoral do estado de São Paulo, Guarulhos conta com 1 milhão e 291 mil habitantes. Nacionalmente, o município também está na lista daqueles com maior população, ocupando a 13ª colocação.
O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade correspondeu, em 2023, a 0,9% do indicador do Brasil, sendo o 10° município de todo o país na lista. Guarulhos é uma das 39 cidades integrantes da região metropolitana de São Paulo e se destaca no setor de serviços/comércio e na indústria.
Atualmente, a Prefeitura de Guarulhos é comandada por Guti, do PSD, que não pode concorrer ao cargo nestas eleições porque já foi reeleito em 2020.
Veja quem são os candidatos:
Elói Pietá, Solidariedade
Candidato pelo Solidariedade, Elói Pietá tem 80 anos e, de acordo com o último levantamento do Paraná Pesquisas, aparece na liderança da disputa na cidade.
Ele começou na vida política em 1983, quando foi eleito vereador. Já foi deputado estadual e federal, e esteve à frente da Prefeitura de Guarulhos de 2001 a 2008. O político foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e atuava de forma próxima ao presidente Lula desde a década de 1980.
Em janeiro de 2024, o candidato saiu do PT depois que a legenda decidiu indicar o nome de Alencar Santana para disputar o cargo de prefeito de Guarulhos sem a realização de prévias. Em março, ele anunciou sua filiação ao Solidariedade. Nestas eleições, a coligação de Elói Pietá conta com MDB e União Brasil, além da sua legenda.
Em entrevistas, o candidato elencou a saúde como área prioritária em uma futura gestão.
Jorge Wilson Xerife do Consumidor, Republicanos
Com carreira na política e na televisão, Jorge Wilson Xerife do Consumidor já foi eleito três vezes como deputado estadual de São Paulo. Integrante do Republicanos, em 2023 ele foi escolhido como líder do governo Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Jorge Wilson, 60 anos, foi diretor executivo do Procon Guarulhos no período de 2009 a 2014 e ganhou visibilidade em programas de televisão em que recebeu o apelido de “Xerife do Consumidor” ao acompanhar clientes que haviam sido lesados por empresas e mostrar os casos na televisão.
Nos últimos levantamentos da Paraná Pesquisas, apareceu em segundo lugar na corrida eleitoral.
A bandeira anti-PT é uma das principais defesas do parlamentar nestas eleições. Ele conta com o apoio de Tarcísio, do atual prefeito, Guti (PSD), e do ex-presidente Jair Bolsonaro — ainda que o PL tenha lançado candidatura própria.
Além do seu partido, a coligação conta com o PP, Podemos, PSDB, Cidadania, Mobiliza, PRTB e PSD.
Lucas Sanches, PL
A disputa para a Prefeitura de Guarulhos tem sido marcada por um divisão da direita na cidade. Enquanto Bolsonaro decidiu apoiar Jorge Wilson, o presidente do próprio partido do ex-presidente, Valdemar Costa Neto, está apoiando a candidatura de Lucas Sanches (PL). Na campanha, Lucas se apresenta como o único candidato de direita na cidade.
Com 28 anos, é o candidato mais jovem à prefeitura nestas eleições. Ele foi eleito vereador da cidade em 2020 e, nos últimos levantamentos da Paraná Pesquisas, estava na terceira colocação.
O político foi integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), mas saiu do grupo após criticar rumos da organização — que classificou como “oportunista” em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Márcio Nakashima, PDT
Essa é a segunda vez que Márcio Nakashima disputa uma vaga à prefeitura de Guarulhos. Antes de ter residência na cidade, ele se elegeu em 2004 como vereador por Piracaia, município no interior de São Paulo.
Márcio concorre pelo PDT, sem apoio de outras legendas. Ele atualmente exerce seu segundo mandato como deputado estadual. Nas últimas pesquisas do Paraná Pesquisas, apareceu em quarto lugar.
Em um possível mandato, o candidato promete se engajar na luta contra a violência doméstica em virtude da sua experiência familiar. Em 2010, sua irmã, Mércia Nakashima, foi assassinada pelo ex-namorado, Mizael Bispo de Souza, num caso que ganhou enorme repercussão na época.
Alencar Santana, PT
Filiado ao PT, Alencar Santana conta com apoios do Agir, Avante, PC do B, PV, PSol e Rede. Atualmente, ele exerce o cargo de deputado federal e também é vice-líder do governo Lula na Câmara.
A escolha de Alencar para ser o candidato do PT à prefeitura motivou a desfiliação de Elói Pietá do partido. Pietá, agora no Solidariedade, lidera as pesquisas em Guarulhos.
O candidato do PT tem uma relação antiga com o partido. Ainda na juventude, integrou movimentos estudantis e, em 2004, foi eleito vereador na cidade, aos 28 anos, chegando inclusive a ser líder do governo na gestão do enão prefeito Elói Pietá.
Entre os problemas a serem resolvidos na cidade, o candidato destaca a mobilidade urbana, por causa do grande número de pessoas que se deslocam de Guarulhos para a capital paulista, e questões relacionadas à habitação. No último levantamento do Paraná Pesquisas, ele apareceu em 5° lugar.
Waldomiro Ramos, PSB
Candidato do PSB na disputa àPprefeitura de Guarulhos, Waldomiro Ramos não conta com o apoio de outros partidos. Ele foi vereador na cidade por cinco mandatos e atuou como secretário municipal de Planejamento e de Serviços Públicos. No levantamento mais recente do Paraná Pesquisas, Waldomiro não atingia 1% nas intenções de voto.
Como uma das suas principais bandeiras, ele destaca no seu plano de governo a luta pela justiça social.