Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Campinas
Numa demonstração de força da direita na cidade, Dário Saadi, apoiado por Tarcísio, e bolsonarista Rafa Zimbaldi lideram intenções de votos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Campinas ocupa um lugar de destaque em relação à maior parte dos municípios de São Paulo. Terceira cidade mais populosa do estado, com 1,3 milhão de habitantes, Campinas também está localizada em uma região estratégica e figura entre as 20 mais ricas do Brasil. O pano de fundo deve dar projeção nacional às eleições municipais, que têm o Republicanos e o Cidadania liderando as pesquisas mais recentes — numa demonstração de força da direita na cidade.
Além da alta oferta de serviços, que compreende 22,7% do PIB regional, de acordo o Censo 2022, a economia da cidade é baseada na atividade industrial. A região metropolitana de Campinas está entre as dez maiores áreas industriais do país e é uma das líderes na produção científica nacional, sendo sede de uma das principais universidades públicas do país, a Unicamp.
O desenvolvimento econômico da cidade, no entanto, enfrenta desafios para alcançar toda a população. Em um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Campinas ficou em 9º lugar no ranking dos municípios com o maior número de moradores em situação de rua no país.
Com esse cenário, a questão habitacional é um dos temas recorrentes abordados pelos candidatos nas eleições de 2024, assim como a segurança na área central da cidade.
A saúde também aparece com destaque na pauta dos candidatos — especialmente por um histórico recente de problemas. Em julho de 2024, os principais hospitais da cidade, o Hospital PUC-Campinas, o Hospital das Clínicas da Unicamp e os Hospitais Municipais Mário Gatti e Ouro Verde enfrentaram uma crise de superlotação dos setores de internação e pronto-socorro com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em relação à educação, o Censo de 2010 destacou Campinas como uma das cidades com a maior taxa de escolarização do país, com 96% das crianças entre 6 e 14 anos matriculadas. Em 2021, a rede pública municipal atingiu uma média de seis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), posicionando a cidade na 367ª colocação entre os 645 municípios do estado de São Paulo.
Contexto político
Atualmente, as pesquisas eleitorais indicam a liderança do atual prefeito Dário Saadi (Republicanos), que busca a reeleição ao lado de seu companheiro de chapa, Wanderlei de Almeida, do PSB. Em segundo lugar, está o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania).
A predominância de Saadi e Zimbaldi nas pesquisas reflete a força da direita na cidade. No segundo turno das eleições de 2022, Jair Bolsonaro (PL) obteve 56,22% dos votos na disputa contra o atual presidente Lula (PT), e Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceu na corrida para governador contra Fernando Haddad (PT), com 55,99% dos votos.
Saadi conta com o apoio de seu correligionário no Republicanos, o governador Tarcísio, enquanto Zimbaldi possui um histórico de alinhamento com o bolsonarismo.
Fora da administração municipal desde 2011 — quando o então vice Demétrio Vilagra assumiu a cidade por quatro meses — o Partido dos Trabalhadores (PT) busca reconquistar sua relevância na região com a candidatura de Pedro Tourinho, ex-vereador da cidade que tenta a prefeitura pela segunda vez.
Além da busca por relevância, o PT tenta deixar no passado um episódio trágico que marcou sua passagem pelo Executivo em Campinas. Em 2001, o então prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi assassinado com um tiro aos 49 anos, quando saía de um shopping da cidade. O crime aconteceu oito meses após ele ser eleito. Para a família, a motivação foi política.
Candidatos em 2024
Ao todo, Campinas tem cinco candidatos à prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética:
- Angelina Dias (PCO) – 29
Vice: Leo Silva (PCO) - Dário Saadi (Republicanos) – 10
Vice: Wanderlei de Almeida (PSB) - Pedro Tourinho (PT) – 13
Vice: Edilene Santana (Psol) - Rafa Zimbaldi (Cidadania) – 23
Vice: Raquel Rimoli (União) - Wilson Matos (Novo) – 30
Vice: Janaina Calvo (Novo)