metropoles.com

Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Campinas

Numa demonstração de força da direita na cidade, Dário Saadi, apoiado por Tarcísio, e bolsonarista Rafa Zimbaldi lideram intenções de votos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Candidatos à prefeitura de Campinas
1 de 1 Candidatos à prefeitura de Campinas - Foto: Reprodução

São Paulo — Campinas ocupa um lugar de destaque em relação à maior parte dos municípios de São Paulo. Terceira cidade mais populosa do estado, com 1,3 milhão de habitantes, Campinas também está localizada em uma região estratégica e figura entre as 20 mais ricas do Brasil. O pano de fundo deve dar projeção nacional às eleições municipais, que têm o Republicanos e o Cidadania liderando as pesquisas mais recentes — numa demonstração de força da direita na cidade. 

Além da alta oferta de serviços, que compreende 22,7% do PIB regional, de acordo o Censo 2022, a economia da cidade é baseada na atividade industrial. A região metropolitana de Campinas está entre as dez maiores áreas industriais do país e é uma das líderes na produção científica nacional, sendo sede de uma das principais universidades públicas do país, a Unicamp.

5 imagens
Rafa Zimbaldi  (Cidadania) é deputado
Pedro Tourinho (PT) ocupa a vaga de Rui Falcão (PT) na Câmara dos Deputados
Angelina Dias (PCO) é professora aposentada
Wilson Matos (Novo) é empresário
1 de 5

Dário Saadi (Republicanos), atual prefeito de Campinas

TSE
2 de 5

Rafa Zimbaldi (Cidadania) é deputado

TSE
3 de 5

Pedro Tourinho (PT) ocupa a vaga de Rui Falcão (PT) na Câmara dos Deputados

TSE
4 de 5

Angelina Dias (PCO) é professora aposentada

TSE
5 de 5

Wilson Matos (Novo) é empresário

TSE

O desenvolvimento econômico da cidade, no entanto, enfrenta desafios para alcançar toda a população. Em um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Campinas ficou em 9º lugar no ranking dos municípios com o maior número de moradores em situação de rua no país.

Com esse cenário, a questão habitacional é um dos temas recorrentes abordados pelos candidatos nas eleições de 2024, assim como a segurança na área central da cidade.

A saúde também aparece com destaque na pauta dos candidatos — especialmente por um histórico recente de problemas. Em julho de 2024, os principais hospitais da cidade, o Hospital PUC-Campinas, o Hospital das Clínicas da Unicamp e os Hospitais Municipais Mário Gatti e Ouro Verde enfrentaram uma crise de superlotação dos setores de internação e pronto-socorro com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação à educação, o Censo de 2010 destacou Campinas como uma das cidades com a maior taxa de escolarização do país, com 96% das crianças entre 6 e 14 anos matriculadas. Em 2021, a rede pública municipal atingiu uma média de seis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), posicionando a cidade na 367ª colocação entre os 645 municípios do estado de São Paulo.

Contexto político

Atualmente, as pesquisas eleitorais indicam a liderança do atual prefeito Dário Saadi (Republicanos), que busca a reeleição ao lado de seu companheiro de chapa, Wanderlei de Almeida, do PSB. Em segundo lugar, está o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania).

A predominância de Saadi e Zimbaldi nas pesquisas reflete a força da direita na cidade. No segundo turno das eleições de 2022, Jair Bolsonaro (PL) obteve 56,22% dos votos na disputa contra o atual presidente Lula (PT), e Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceu na corrida para governador contra Fernando Haddad (PT), com 55,99% dos votos.

Saadi conta com o apoio de seu correligionário no Republicanos, o governador Tarcísio, enquanto Zimbaldi possui um histórico de alinhamento com o bolsonarismo.

Fora da administração municipal desde 2011 — quando o então vice Demétrio Vilagra assumiu a cidade por quatro meses — o Partido dos Trabalhadores (PT) busca reconquistar sua relevância na região com a candidatura de Pedro Tourinho, ex-vereador da cidade que tenta a prefeitura pela segunda vez.

Além da busca por relevância, o PT tenta deixar no passado um episódio trágico que marcou sua passagem pelo Executivo em Campinas. Em 2001, o então prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi assassinado com um tiro aos 49 anos, quando saía de um shopping da cidade. O crime aconteceu oito meses após ele ser eleito. Para a família, a motivação foi política.

Candidatos em 2024

Ao todo, Campinas tem cinco candidatos à prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética: 

  • Angelina Dias (PCO) – 29
    Vice: Leo Silva (PCO)
  • Dário Saadi (Republicanos) – 10
    Vice:  Wanderlei de Almeida (PSB)
  • Pedro Tourinho (PT) – 13
    Vice: Edilene Santana (Psol)
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania) – 23
    Vice: Raquel Rimoli (União)
  • Wilson Matos (Novo) – 30
    Vice: Janaina Calvo (Novo)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?