Eleições em SP: os candidatos à Prefeitura de São José do Rio Preto
São José do Rio Preto tem seis candidatos à eleição municipal de 2024. Lideram a disputa na cidade aliados de Tarcísio e Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — São José do Rio Preto, décima maior cidade de São Paulo, abriga um dos principais polos comerciais e industriais do interior paulista. Com um histórico de composições à direita, a cidade, localizada a 300 km da divisa com Mato Grosso do Sul e Goiás, terá uma disputa eleitoral marcada pela influência do atual governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparecem de lados opostos na disputa.
Nas eleições de 2022, Bolsonaro obteve 67,88% dos votos para a Presidência entre os rio-pretenses, enquanto Lula (PT) recebeu apenas 32,12%. Já Tarcísio de Freitas conquistou 68,34% dos votos na disputa pelo governo do estado, ante 31,66% de Fernando Haddad (PT). Com esses resultados, os candidatos à Prefeitura de São José do Rio Preto nas eleições deste ano buscam se aproximar dos dois políticos.
Disputando o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o deputado estadual Valdomiro Lopes da Silva Jr. (PSB) mantém distância de figuras influentes de sua própria legenda, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e a candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral. Valdomiro, que foi prefeito de Rio Preto entre 2009 e 2016, frequentemente aparece ao lado de Tarcísio nas redes sociais.
Itamar Borges (MDB), que também é deputado estadual e disputa a liderança, adota uma estratégia semelhante. Com candidatura anunciada pelo líder do partido, Baleia Rossi, Itamar conseguiu formar uma ampla coligação que inclui o partido de Tarcísio, o Republicanos, além de PP, Podemos, Solidariedade, União Brasil, PSD, PSDB, Cidadania, PRTB, PRD e Avante.
Itamar já foi prefeito de Santa Fé do Sul, cidade a 200 km de São José do Rio Preto, e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo durante o governo de João Doria (sem partido). Nas eleições de 2024, ele recebe o apoio do atual prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), que está no seu segundo mandato e não pôde entrar na disputa.
PL e PT tecnicamente empatados
No terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto está o Coronel Fábio Candido (PL), deputado estadual que faz parte da base de Tarcísio na Assembleia Legislativa (Alesp). Ele conta com o apoio oficial de Jair Bolsonaro, seu colega de partido, o que coloca o ex-presidente em um palanque oposto ao do governador. Além de Bolsonaro, Fábio Candido também explora o apoio do ex-ministro e senador Marcos Pontes (PL), natural de Bauru, cidade localizada a 200 km de São José do Rio Preto.
Coronel Fábio Candido está tecnicamente empatado com Marco Rillo (PT), ex-vereador da cidade. O PT nunca elegeu prefeito na cidade, mas participou da gestão municipal entre 2001 e 2004, quando Maureen Cury foi vice-prefeita de Edinho Araújo (PPS). Durante o mandato de Cury, Rillo foi secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e secretário de Serviços Gerais.
Em quinto e sexto lugares nas pesquisas estão, respectivamente, Marcelo Zola (DC) e Bruno Menendez (PCO). Zola é advogado e foi candidato a vice-prefeito na cidade pelo PRTB em 2020, recebendo o apoio do candidato à prefeitura da capital Pablo Marçal (PRTB).
Já Menendez é estudante e estreia na política nas eleições deste ano. Ao todo, São José do Rio Preto tem seis candidatos à prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética:
- Bruno Menendez (PCO) – 29
Vice: Beatriz Carvalho (PCO) - Coronel Fábio Candido (PL) – 22
Vice: Fabio Marcondes (PL) - Dr. Valdomiro Lopes (PSB) – 40
Vice: Professora Rosicler Quartieri (PSB) - Itamar (MDB) – 15
Vice: Dr. Crivellin (PSD) - Marcelo Zola (DC) – 27
Guto Bragada(DC) - Marco Rillo (PT) – 13
Carlos Alexandre (PCB)