metropoles.com

Eleições 2024: saiba como consultar seu local de votação

É possível consultar o local de votação através do aplicativo e-Título ou pelo site do TSE. Função está disponível para o 1º e 2º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deiviane Linhares/ Especial Metrópoles
É possível consultar o local de votação através do aplicativo e-Título ou pelo site do TSE. Função está disponível para o 1º e 2º turno - Metrópoles
1 de 1 É possível consultar o local de votação através do aplicativo e-Título ou pelo site do TSE. Função está disponível para o 1º e 2º turno - Metrópoles - Foto: Deiviane Linhares/ Especial Metrópoles

São Paulo — Para quem não souber ou tiver dúvidas sobre seu local de votação das Eleições 2024, tanto no primeiro turno, que acontece no dia 6 de outubro, ou no segundo, que acontece no dia 27 do mesmo mês, o serviço está disponível no próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tanto no aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, quanto no site do TSE, é possível descobrir o endereço, a zona e a seção eleitoral onde se deve votar. Os serviços também mostram os novos locais de votação de eleitores que pediram a transferência temporária de onde votam originalmente.

Como consultar o local de votação

Usando o app e-Título, é possível ver o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. O aplicativo também oferece uma ferramenta de geolocalização, que guia a pessoa até a seção eleitoral.

Para quem for usar o portal do TSE, é necessário abrir este link e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Em seguida, acessar “Local de votação/ zonas eleitorais”. É preciso preencher os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento e o nome da mãe. Ao final, é só clicar em “Entrar”.

E-Título

O e-Título, que pode ser baixado no celular, é, de acordo com o próprio TSE, uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporcionou aos eleitores na hora de se identificar no dia da votação. Funcionando como uma versão digital do título de eleitor, ele substitui a necessidade do eleitor ter que levar o documento físico no dia do pleito.

Porém, é preciso se atentar ao prazo do download do aplicativo. Só é possível realizar o primeiro acesso ao e-Título até o dia 5 de outubro, um dia antes da eleição. O app funcionará normalmente no dia da votação. A Justiça recomenda que o aplicativo seja baixado e/ou atualizado antecipadamente.

Como justificar o voto

Para as pessoas que estão fora do domicílio eleitoral, é possível justificar o voto. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE- SP) explica que os eleitores que, nas datas do pleito, estiverem longe de suas cidades, poderão usar o e-Título ou preencher um formulário para fazer a justificativa.

Através do aplicativo da Justiça Eleitoral, basta clicar no menu “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. O e-Título também exibe a opção “Justificativa presencial” que mostra os endereços dos locais em que é possível justificar a ausência presencialmente.

Já o formulário deve ser preenchido obrigatoriamente com o número do título eleitoral e dados pessoais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?