metropoles.com

Eleições 2024: Rodrigo Manga é reeleito prefeito de Sorocaba

Apuração das urnas em Sorocaba neste domingo (6/10) confirma a reeleição do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) no 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida mostra um homem branco, de terno preto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um homem branco, de terno preto - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo — Rodrigo Manga (Republicanos) foi reeleito em primeiro turno da eleição à Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo. Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (6/10).

Com 78,33% das urnas apuradas, Rodrigo tinha 73,29% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira a apuração das eleições em todo o país.

Perfil do prefeito eleito

Nascido em Sorocaba, em 31 de janeiro de 1980, Rodrigo Manga é formado em marketing, casado e tem dois filhos. Também trabalhou como vendedor de carros.

Manga é apelido para Manganhato, sobrenome que ganhou repercussão nacional em outubro de 2023, quando ele foi até Brasília para receber um grupo de evangélicos sorocabanos resgatados da guerra em Israel pela Força Aérea Brasileira.

Na época, o prefeito levou à Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei que proibia manifestações de apoio ao grupo Hamas.

Desafios para Sorocaba

Sétima maior cidade do estado de São Paulo, com 723.682 habitantes, Sorocaba também foi classificada pelo Censo 2022 como o sétimo município do interior mais rico do Brasil. Um de seus destaques é o importante parque tecnológico, com campus das Universidades Estadual Paulista (Unesp Sorocaba) e Federal de São Carlos (UFSCar).

Com taxa de escolarização de 98,1%, segundo o Censo 2010, a rede pública da cidade recebeu nota 6,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 e está na 251ª posição entre os 645 municípios do estado.

A saúde é, hoje, um dos principais desafios para o próximo prefeito de Sorocaba. Em fevereiro deste ano, um levantamento feito pelo portal G1 com dados da Secretaria Municipal de Saúde indicou que a fila de atendimento médico na cidade ultrapassava 10 mil pacientes. Nos últimos anos, a cidade também tem enfrentado baixa na adesão dos moradores ao Plano Nacional de Vacinação.

Em fevereiro deste ano, o governo Tarcísio de Freitas anunciou a destinação de R$ 274 milhões para um programa de saúde voltado exclusivamente para a cidade e sua região metropolitana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?