Eleições 2024: Ricardo Silva (PSD) é eleito prefeito de Ribeirão Preto
Ricardo Silva (PSD) foi eleito prefeito de Ribeirão Preto (SP) em segundo turno, neste domingo (27/10)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Em disputa acirrada, Ricardo Silva (PSD) foi eleito prefeito de Ribeirão Preto (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. O resultado foi divulgado na noite deste domingo (27/10).
Com 100% das urnas apuradas, Silva aparece com 50,13% dos votos válidos, e pode ser considerado o novo prefeito eleito. Seu rival na disputa, Marco Aurélio (Novo) recebeu 49,87% dos votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira a apuração no estado de São Paulo.
Ribeirão Preto é a oitava maior cidade do estado de São Paulo, com 1.073,32 habitantes, de acordo com o Censo de 2022. O levantamento colocou a cidade na 14ª posição entre os municípios com maior taxa de crescimento populacional do país, o que indica uma expansão urbana acelerada no local.
Recentemente, a cidade esteve entre as principais afetadas pelos incêndios que atingiram o interior do estado em agosto. A questão deve levar às eleições a discussão sobre as mudanças climáticas e a atuação de facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), na região.
Além dos dois temas, os moradores têm enfrentado dificuldade de acesso a serviços de saúde. Ribeirão Preto abriga um dos principais centros de saúde do país, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, mas enfrenta dificuldades para encontrar profissionais que supram a demanda de atendimentos em crescimento.
Em relação à educação, a cidade tem taxa de escolarização de 96,9%, número inferior ao de outras cidades de grande porte do estado, como Campinas e Sorocaba. Já em relação à educação pública dos anos iniciais, Ribeirão Preto também ficou para trás, com pontuação de 5,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sua posição no ranking foi de 509ª entre os 645 do estado.
Perfil do candidato eleito
Ricardo Silva (PSD) tem 39 anos e já havia concorrido à Prefeitura da cidade nas eleições de 2020, quando perdeu para o atual prefeito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB). Sua candidatura foi apoiada pelo governador Tarcísio de Freitas (MDB) e reuniu uma coligação com os partidos PRD, PSD, Solidariedade, PDT, Republicanos, PP, MDB, PL, Avante, PSB.
O político exerce o cargo de Deputado Federal e já foi vereador de Ribeirão Preto no período entre 2013 e 2016. Além da vida política, Silva é oficial de justiça e é filho do Rafael Silva, que também já foi vereador em Ribeirão e atualmente é deputado estadual.
A chapa de Ricardo Silva tem o advogado e ex-vereador Maraca (MDB) – apelido para Alessandro da Silva Firmino – que foi eleito como vice-prefeito.