Eleições 2024: Gerson Pessoa é eleito no primeiro turno em Osasco
Apuração das urnas em Osasco neste domingo (6/10) confirma que Gerson Pessoa (Podemos) venceu a eleição no primeiro turno
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Gerson Pessoa (Podemos) foi eleito prefeito de Osasco, na Grande São Paulo, no primeiro turno. Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (6/10).
Com 95% das urnas apuradas, Gerson Pessoa tinha 75,10% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira as apurações das eleições aqui.
Osasco tem o segundo maior PIB entre as cidades do estado de São Paulo, só ficando atrás da capital paulista. Na comparação com o PIB de todos os municípios do Brasil, fica na 7ª posição. A atividade econômica na região é puxada principalmente pelo setor de serviços e também por indústrias. Mas entre as questões que o novo prefeito terá que encarar estão problemas relacionados à mobilidade urbana e habitação.
O município conta 756.952 habitantes e atualmente é comandado por Rogério Lins, do Podemos, que já vem de uma reeleição e, por isso, não pode se candidatar. Nestas eleições, ele apoia o seu correligionário Gerson Pessoa.
Perfil do prefeito eleito em Osasco:
Gerson Pessoa atuou na gestão do prefeito Rogério Lins como secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico. Com 41 anos, é atualmente deputado estadual e líder do Podemos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sua candidatura nestas eleições conta com o maior apoio entre todas as outras candidaturas — são 17 legendas: Republicanos, PP, PDT, MDB, PL, PRD, PRTB, Mobiliza, Agir, PSB, União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade, PSDB, Cidadania, além do seu partido, Podemos. O programa de governo do candidato define a saúde como “prioridade absoluta” em uma futura gestão.
Além de ser apoiado pelo atual prefeito, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) também atuou nos bastidores para a candidatura de Gerson Pessoa, auxiliando na costura para que o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro abrisse mão de uma candidatura própria e defendesse o nome de Pessoa.