Eleições 2024: Dário Saadi é reeleito no 1º turno em Campinas
Apuração das urnas em Campinas neste domingo (6/10) confirma reeleição do prefeito Dário Saadi (Republicanos) no 1º turno
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Dário Saadi (Republicanos) foi reeleito prefeito de Campinas no primeiro turno. Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (6/10).
Com 90,24% das urnas apuradas, Saadi tinha 66,43% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira as apurações das eleições aqui.
Terceira cidade mais populosa do estado, com 1,3 milhão de habitantes, Campinas também está localizada em uma região estratégica e figura entre as 20 mais ricas do Brasil.
Além da alta oferta de serviços, que compreende 22,7% do PIB regional, de acordo o Censo 2022, a economia da cidade é baseada na atividade industrial. A região metropolitana de Campinas está entre as dez maiores áreas industriais do país e é uma das líderes na produção científica nacional, sendo sede de uma das principais universidades públicas do país, a Unicamp.
O desenvolvimento econômico da cidade, no entanto, enfrenta desafios para alcançar toda a população. Em um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Campinas ficou em 9º lugar no ranking dos municípios com o maior número de moradores em situação de rua no país.
Perfil do prefeito reeleito
Dário Saadi nasceu em Pedregulho, na região de Franca, também no interior de São Paulo, em 1963. Ele se mudou para Campinas em 1982 para estudar medicina na PUC.
Após formado, passou a atuar como médico urologista, e atende em Campinas há mais de 30 anos. Foi presidente do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, mandato 1993 a 1994, nomeado pelo então prefeito Magalhães Teixeira.
Dário iniciou a vida política como suplente de vereador, em 1995. Na eleição seguinte, em 1996, foi eleito pela primeira vez, e depois reeleito três outras vezes.
Ele foi presidente da Câmara em 2005 e 2006, e depois de exercer o cargo de vereador por quatro mandatos consecutivos, deixou o cargo em 2012 para concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada por Pedro Serafim (PDT), que tentou se reeleger nas eleições de 2012, mas foi derrotado por Jonas Donizette (PSB).
Antes de se filiar ao Republicanos, Dário Saadi passou Solidariedade, MDB, Democratas e PSDB.