Eleições 2024: Marcelo Lima (Podemos) vence em São Bernardo do Campo
Apuração das urnas em São Bernardo do Campo neste domingo (27/10) confirma eleição do atual vice-prefeito da cidade, Marcelo Lima (Podemos)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Marcelo Lima (Podemos) foi eleito em segundo turno das eleições à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (27/10).
Com 96,89% das urnas apuradas, Lima aparece com 55,73% dos votos válidos, e pode ser considerado o novo prefeito eleito. Seu rival na disputa, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) recebeu 44,27% dos votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O resultado confirma as pesquisas de intenções de votos na cidade, que indicavam uma ligeira vantagem de Lima ao longo de todo segundo turno.
Confira as apurações das eleições aqui.
Berço político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade de São Bernardo do Campo foi comandada pelo PT durante 24 anos, mas há oito o PSDB, com Orlando Morando, está no comando da cidade. Apesar de todo o simbolismo do município para o PT, o partido saiu derrotado destas eleições.
A cidade é a quarta do estado de São Paulo em número da população, com 810.729 habitantes. Localizado no ABC Paulista, o município tem grande presença das indústrias automotivas em consequência de incentivos fiscais concedidos a empresas estrangeiras que se instalaram há décadas na cidade.
A chegada das indústrias na região também teve como consequência o fortalecimento de movimentos sindicais, contexto que possibilitou o surgimento de lideranças, como o presidente Lula, que comandou o movimento dos metalúrgicos.
Perfil do prefeito eleito
Aos 41 anos, Marcelo Lima já foi vereador em São Bernardo e se elegeu como vice-prefeito em 2016 e 2020 na chapa de Orlando Morando (PSDB), atual prefeito de São Bernardo. Apesar da relação com o chefe do Executivo na cidade, Orlando decidiu não apoiar Marcelo e lançou sua sobrinha, Flávia Morando, como sua sucessora, que não chegou ao segundo turno.
Em 2022, Lima foi eleito deputado federal e, em novembro de 2023, teve seu mandato de deputado federal cassado pelo TSE por infidelidade partidária. O Tribunal entendeu que a desfiliação do parlamentar, que estava no Solidariedade à época, aconteceu sem justa causa, o que é considerado ilegal.
Eleito à Prefeitura de Santo André pelo Podemos, a coligação de Lima conta com o PRTB, PMB, Avante e Agir. No seu plano de governo, ele destaca a educação como tema prioritário em um futuro governo. A chapa vitoriosa é composta por Sargento Jéssica Cormick (Avante), policial militar que inaugura sua carreira no cargo de vice-prefeita.