Eleições 2024: Lucas Sanches (PL) vence em Guarulhos
Apuração das urnas em Guarulhos neste domingo (27/10) confirma a vitória de Lucas Sanches no segundo maior colégio eleitoral de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Lucas Sanches (PL) foi eleito em segundo turno da eleição à Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (27/10).
Com 90,99% das urnas apuradas, Sanches aparece com 58,57% dos votos válidos, e pode ser considerado o novo prefeito eleito. Seu rival na disputa, o ex-prefeito da cidade Elói Pietá (Solidariedade) recebeu 41,43% dos votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O resultado confirma as pesquisas de intenções de votos na cidade, que indicavam uma preferência por Sanches ao longo de todo segundo turno.
Confira as apurações das eleições aqui.
Segunda cidade mais populosa e segundo maior colégio eleitoral do estado de São Paulo, Guarulhos conta com 1 milhão e 291 mil habitantes. Nacionalmente, o município também está na lista daqueles com maior população, ocupando a 13ª colocação.
O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade correspondeu, em 2023, a 0,9% do indicador do Brasil, sendo o 10° município de todo o país na lista. Guarulhos é uma das 39 cidades integrantes da região metropolitana de São Paulo e se destaca no setor de serviços/comércio e na indústria.
Lucas Sanches assume a Prefeitura de Guarulhos que hoje é comandada por Guti, do PSD.
Perfil do prefeito eleito
Lucas Sanches chegou ao segundo turno na cidade após uma reviravolta no resultado do primeiro turno. Antes do dia 6 de outubro, ele aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, atrás de Pietá e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos).
O prefeito eleito tem 28 anos e era o candidato mais jovem nestas eleições. Ele foi vereador da cidade em 2020 e recebeu o convite de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para disputar a Prefeitura. Apesar de ser do mesmo partido de Jair Bolsonaro (PL), Sanches não foi apoiado pelo ex-presidente.
Sanches foi integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), mas saiu do grupo após criticar rumos da organização — que classificou como “oportunista” em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. A chapa vitoriosa é composta por Thiago Surfista (Novo), também ex-vereador da cidade em 2020 e que assume o cargo de vice-prefeito.