metropoles.com

Eleições 2024: Grande SP terá transporte gratuito nos dias de votação

Governo de SP vai seguir a orientação do TSE e liberar os cidadãos da cobrança de transporte para votar nas eleições municipais de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/ Metrópoles
Transporte público gratuito
1 de 1 Transporte público gratuito - Foto: William Cardoso/ Metrópoles

São Paulo — O primeiro turno das Eleições municipais de 2024 acontece no próximo domingo (6/10). Na região metropolitana de São Paulo, os eleitores devem comparecer nas seções eleitorais das 8h às 17h para registrar seu voto e poderão fazer isso de maneira gratuita.

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Parcerias em Investimentos, vai garantir que os trens, metrôs e ônibus — municipais e intermunicipais — estejam livres de cobrança para os eleitores, seguindo a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida será válida para o primeiro turno, no dia 6 de outubro, e onde houver segundo turno, no dia 27 de outubro. Nas datas, o transporte será gratuito das 6h às 20h e não será necessário que o passageiro apresente título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo.

A gratuidade será estendida aos transportes metropolitanos das empresas CPTM, Metrô e EMTU, assim como nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

Além da isenção de cobrança, as estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaQuatro e ViaMobilidade contarão com a presença de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) para fornecer orientações aos usuários.

Mesmo com a tarifa zero, a frota de trens nas estações não será aumentada no dia do pleito.

A CPTM e o Metrô vão contar com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos para serem acionados em caso de necessidade de reforço na frota. Também haverá apoio de funcionários de atendimento nas estações.

No caso dos ônibus metropolitanos, a EMTU manterá o cronograma habitual de domingos e feriados em suas linhas. A operação também vai ser monitorada e reforços serão acionados em caso de necessidade.

Os ônibus intermunicipais rodoviários, gerenciados pela Artesp, serão gratuitos durante todo o dia de votação, tanto no primeiro quanto no segundo turno, onde houver necessidade.

Assim como nos outros domingos, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas, convencionais e elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais, no Metrô e na CPTM. Lembrando que o embarque deve ser feito sempre no último vagão, com limite de quatro bicicletas por viagem.

Ônibus extras na capital

A tarifa zero já é algo consolidado aos domingos na capital. Além disso, a Prefeitura de São Paulo anunciou que vai disponibilizar 1,9 mil ônibus extras no dia da votação do primeiro turno das eleições municipais na cidade.

Segundo a administração da capital paulista, a medida busca facilitar o deslocamento da população e o acesso aos locais de votação. A SPTrans, empresa responsável pelo transporte na cidade, vai colocar em ação a mesma frota dos sábados, que conta com 6,8 mil ônibus.

Para os portadores do cartão Bilhete Único, basta utilizá-lo e passar pela catraca. Não haverá nenhum desconto de saldo. Aqueles que não possuírem o cartão, um aviso ao motorista ou cobrador já será o suficiente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?