Eleições 2024: confira as 18 cidades de SP onde haverá 2º turno
Além da capital, seis municípios da região metropolitana, nove do interior e dois do litoral voltarão às urnas no dia 27 de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Dezoito cidades do estado de São Paulo terão segundo turno para definir quem vai comandar a prefeitura a partir de 2025. Dos 645 municípios paulistas, 30 poderiam ir às urnas novamente no dia 27 de outubro.
Além da capital, onde o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai enfrentar o deputado Guilherme Boulos (PSol), haverá segundo turno em nove cidades do interior de São Paulo, seis na região metropolitana e duas no litoral paulista.
Em Campinas, Osasco, Santo André, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Suzano e Embu das Artes a eleição foi definida no primeiro turno.
Confira a lista das cidades onde haverá segundo turno:
Região metropolitana
- São Paulo
- Guarulhos (foto em destaque)
- São Bernardo do Campo
- Diadema
- Mauá
- Barueri
- Taboão da Serra
Interior de São Paulo
- São José dos Campos
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
- Jundiaí
- Piracicaba
- Franca
- Taubaté
- Limeira
- Sumaré
Litoral paulista
- Santos
- Guarujá
O segundo turno pode acontecer nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato ou candidata à prefeitura alcança a maioria absoluta dos votos. A nova votação é realizada no último domingo de outubro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.