Eleições 2024: Anderson (PSD) é reeleito em São José dos Campos
Anderson (PSD) foi reeleito prefeito de São José dos Campos (SP) em segundo turno, com 58,30% dos votos válidos na cidade
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O atual prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), foi reeleito neste domingo (27/10) no segundo turno das eleições municipais de 2024 e continuará à frente da administração da cidade localizada no Vale do Paraíba.
Com 93,88% das urnas apuradas, Anderson recebeu dos 58,30% dos votos válidos, e pode ser considerado eleito. Seu rival na disputa, o ex-prefeito da cidade Eduardo Cury (PL) recebeu 41,70% dos votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira a apuração das eleições no estado de São Paulo.
As eleições em São José dos Campos foram marcadas por uma disputa acirrada entre os dois candidatos. A vitória de Anderson aponta para uma derrota regional do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que exerceu um apoio relevante à campanha de Cury, como parte de uma estratégia para barrar a influência de Gilberto Kassab no estado de São Paulo.
Terra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Embraer, São José dos Campos tem nas eleições municipais deste ano uma disputa acirrada entre figuras conhecidas localmente.
Perfil do prefeito eleito
Candidato à reeleição, Anderson Farias tem 49 anos, é gestor público, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há cerca de 30 anos. Ele é casado e tem três filhos.
Atual prefeito da cidade, Anderson já foi chefe de gabinete de Eduardo Cury, seu rival no pleito deste ano, quando este era deputado federal.
Ele foi eleito vice-prefeito da cidade em 2020 e assumiu a gestão quando o então prefeito, Felício Ramuth (PSD), abriu mão do cargo para concorrer como vice-governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas eleições de 2022. À época, Anderson e Ramuth haviam deixado o PSDB para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab.
Em seu plano de governo, propõe dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na gestão compartilhada com Ramuth. Ele destaca a articulação da cidade com o vice-governador e o governo do estado, sobretudo, em políticas para melhorar a mobilidade da cidade, a expansão do aeroporto da cidade, além de aspectos de segurança, como a ampliação do efetivo da guarda municipal.
A coligação de Anderson une os partidos Republicanos, PP, MDB, Podemos, PRD, PSD e Solidariedade e tem em sua chapa o coronel Wilker (MDB), policial militar que inaugura sua carreira na política como vice-prefeito.