Eleições 2024: Anderson e Cury fazem o 2º turno em São José dos Campos
Apuração das urnas em São José dos Campos neste domingo (6/10) confirma que Anderson (PSD) e Cury (PL) vão ao 2º turno
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Anderson Farias (PSD) e Eduardo Cury (PL) vão disputar o segundo turno da eleição à Prefeitura de São José dos Campos, que ocorre no dia 27 de outubro. Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (6/10).
Com 99,94% das urnas apuradas, Anderson Farias obteve 39,66% dos votos válidos, enquanto que Eduardo Cury somava 25,95%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira a apuração das eleições no estado de São Paulo.
Terra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Embraer, São José dos Campos tem nas eleições municipais deste ano uma disputa acirrada entre figuras conhecidas localmente.
Eduardo Cury (PL) e Anderson Farias (PSD), já passaram pela prefeitura da cidade e também o são centro de uma disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), por influência no interior paulista.
Anderson Farias (PSD)
Candidato à reeleição, Anderson Farias tem 47 anos, é gestor público, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há cerca de 30 anos. Ele é casado e tem três filhos.
Anderson trabalha na prefeitura municipal desde 1999. Ele foi eleito vice-prefeito na chapa de Felicio Ramuth para o mandato de 2021 a 2024 e assumiu o cargo quando o prefeito se licenciou para disputar o pleito como vice-governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas eleições de 2022.
Ele também trabalhou nos dois mandatos do prefeito Eduardo Cury e também integrou o governo de Ramuth, entre 2017 e 2022.
Eduardo Cury (PL)
Nascido em São José dos Campos, no dia 19 de setembro de 1963, formado em engenharia mecânica, Eduardo Cury (PL) foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos, entre 2005 e 2012, período em que se destacou pela inauguração do Parque Tecnológico da cidade.
A popularidade de sua gestão à frente da prefeitura fez com que seu nome fosse cobiçado entre partidos.
Com uma longa trajetória no PSDB, partido ao qual foi filiado por 35 anos, Cury passou pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Sua migração para o PL ocorreu em abril deste ano, após um convite do próprio presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto.