Eleição para conselhos tutelares tem 21 candidatos eleitos impugnados
Candidatos que tiveram candidaturas impugnadas somaram 25.999 votos na eleição para conselhos tutelares da cidade de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha de 260 novos conselheiros tutelares da cidade de São Paulo impugnou 55 candidaturas. Entre elas, estão 21 candidatos que haviam sido eleitos. Somados, eles tiveram 25.999 votos.
Os motivos que levaram à impugnação foram campanha em espaços públicos, campanhas fora do prazo, campanhas por veículo de comunicação, campanhas coletivas, boca de urna e utilização da estruturas públicas.
Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram uma suposta distribuição de material eleitoral em igrejas da Igreja Universal do Reino de Deus. O manual das eleições veda campanha em locais de uso comum.
Em uma das gravações, que teria ocorrido em uma unidade do Jaçanã, zona norte, uma mulher com camiseta da igreja entrega um envelope com o santinho e diz que ele não poderia ser aberto no local “para não tomar processo”. Em outra, que seria na Vila Zilda, região do Tremembé, também na zona norte, pessoas aparecem distribuindo santinhos após um culto.
Em nota, a igreja Universal do Reino de Deus acusa a imprensa de divulgar fake news. Diz, ainda, que o vídeo foi feito em 10 de setembro, quando a campanha seria permitida, e que ele foi editado.
O Ministério Público de São Paulo afirmou que a Promotoria da Infância e Juventude “recebeu várias representações” sobre as eleições para os conselhos tutelares, que estão sendo analisadas.
12 cidades apresentaram problemas
A Justiça Eleitoral paulista apoiou as eleições para os conselhos tutelares de mais de 600 municípios do estado, emprestando urnas eletrônicas para 417 deles.
Durante a votação, foram identificados problemas na configuração das urnas eletrônicas em 12 cidades. Em sete delas, por decisão da Comissão Eleitoral local, foi necessário o cancelamento da eleição, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).