Efeito ciclone: SP tem 292 quedas de árvores, que já resultaram em duas mortes
Defesa Civil de SP registrou duas mortes no estado, somente nesta quinta-feira, em decorrência da queda de árvores provocadas pelo ciclone
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil paulista divulgou 292 ocorrências de quedas de árvores em todo o estado nesta quinta-feira (13/7). Os incidentes ocorreram por causa das fortes rajadas de vento provocadas pela passagem do ciclone extratropical pelo país.
De acordo com o CGE, até o momento duas mulheres morreram em decorrência da queda de árvores. Um dos casos ocorreu em Itanhaém, no litoral sul, onde um galho atingiu uma fiação e provocou um choque elétrico que matou uma senhora de 80 anos.
O outro episódio ocorreu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba. A vítima, de 24 anos, estava dentro de um carro que foi atingido por um árvore.
Confira os chamados por queda de árvores por região de acordo com registros do Corpo de Bombeiros:
- Capital e região metropolitana de São Paulo: 150 chamados;
- Baixada Santista e litoral sul: 120 chamados;
- Litoral norte: 11 chamados;
- São José dos Campos: 11 chamados.
Efeito ciclone: ventos acima de 80km/h
Segundo o CGE, as maiores rajadas de vento no estado foram registradas na cidade de São Miguel Arcanjo (81 km/h), na região metropolitana de Sorocaba; em Barueri (74 Km/h), na Grande São Paulo, e Cachoeira Paulista (72 km/h), no Vale do Paraíba.
Na capital paulista, placas de revestimento de um prédio se soltaram em Cidade Monções, bairro da zona sul, e caíram em um campo de futebol. De acordo com o CGE, o incidente não deixou feridos, mas a Polícia Militar interditou as ruas próximas ao local para impedir a aproximação de pessoas.
A Defesa Civil alertou para a chegada de uma frente fria entre quinta e domingo. Na Grande São Paulo, a temperatura mínima pode marcar 8ºC, com sensação térmica de até 4ºC. Já na Serra da Mantiqueira, a mínima deve ser de 2ºC, com sensação térmica de -1ºC.
Estão previstas fortes rajadas de vento que podem chegar a 90 km/h na Grande São Paulo, incluindo a capital, e nas regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira.