Efeito ciclone: SP tem 18 quedas de árvores durante a madrugada
Ciclone extratropical chega da região Sul do país e provoca fortes rajadas de vento e queda de temperatura em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A passagem do ciclone extratropical pelo país já produz os primeiros efeitos em São Paulo. Na manhã desta quinta-feira (13/7), o Corpo de Bombeiros atendeu 18 chamados para queda de árvores em distritos como Campo Limpo (zona sul), Tremembé (zona norte), Itaquera (zona leste) e Liberdade (região central).
As quedas foram provocadas pelas fortes rajadas de vento que chegaram do Sul do Brasil. Até o momento, não houve chamado para desabamento ou desmoronamento.
Em Itaquera, na zona leste de São Paulo, uma árvore caiu em cima de um veículo na Avenida Imperador. Uma pessoa que estava dentro do carro foi resgatada sem ferimentos.
A Defesa Civil, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, havia alertado sobre o ciclone extratropical que atinge a região Centro-sul do país e deve provocar uma mudança brusca no clima em boa parte do estado de São Paulo a partir desta quinta-feira.
Estão previstas fortes rajadas de vento que podem chegar a 90 km/h na Grande São Paulo, incluindo a capital, e nas regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira.
Tempo e chuva
Até domingo (16/7), uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa de temperatura, com formação de geada em pontos isolados de São Paulo. As menores temperaturas serão registradas entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia.
Destaque para a Serra da Mantiqueira, onde fica a cidade turística de Campos do Jordão, que registrará mínima de 2° C e sensação térmica de -1° C. Na capital e na região metropolitana de São Paulo, os termômetros chegam a marcar 8° C, com sensação térmica entre 6° C e 4° C.
Embora o ciclone extratropical tenha levado chuva forte para o sul do país, em São Paulo não tem previsão de temporais, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Nesta quinta, o céu paulistano terá um aumento de nuvens provocado pelo rápido deslocamento da frente fria que vem do Sul. Por conta disso, há possibilidade de chuva isolada e rápida, além de chuviscos entre o fim da tarde e a noite. A máxima alcança os 26° C no início da tarde, e a mínima de 15° C está prevista para o fim da noite.
Já na sexta-feira (14/7), ainda há chance de chuviscos na madrugada, porém o sistema frontal se afasta rapidamente para o oceano, o que vai permitir a rápida infiltração do ar frio de origem polar. Dessa forma, a temperatura apresenta acentuado declínio, com a mínima de 10° C ao amanhecer.