Efeito ciclone: Marinha e Defesa Civil alertam para ondas de 4 metros em SP
Ciclone que atinge Sul do país pode provocar ventos de até 90 km/h e ondas de até 4 metros de altura no litoral norte, diz Defesa Civil
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de São Paulo emitiram um alerta sobre os reflexos no litoral do estado do ciclone extratropical que atinge a região Sul do país. Entre quarta (12/7) e quinta-feira (13/7), a previsão é de ondas de mais de 4 metros e ventos que podem chegar a 90 km/h.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos podem atingir a região metropolitana da capital e o Vale do Ribeira.
“Os efeitos da formação e o deslocamento de um centro de baixa pressão, com deslocamento ao oceano – ciclone extratropical, que atua na região sul do Brasil – serão sentidos no estado de São Paulo a partir desta quinta-feira, 13, e contribuirão para formação de fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h na capital, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva”, diz a Defesa Civil em comunicado.
De acordo com a Defesa Civil, próximo ao final de semana haverá uma queda significativa nas temperaturas, em decorrência de uma entrada de massa de ar frio no estado.
A Marinha afirma que o ciclone pode “afetar a faixa litorânea” de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O fenômeno pode ainda provocar ressaca e ondas de 4 metros.
“A passagem de um ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de São Paulo e do Espírito Santo, de São Sebastião (SP) a São Mateus (ES), com ventos de direção Noroeste a Sudoeste, rodando para Sudoeste a Sul. O referido ciclone poderá provocar ressaca na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, de Laguna (SC) a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura de até 4,0 metros, da noite do dia 13 até a manhã do dia 15 de julho”, diz a Marinha.