metropoles.com

Efeito ciclone: Marinha e Defesa Civil alertam para ondas de 4 metros em SP

Ciclone que atinge Sul do país pode provocar ventos de até 90 km/h e ondas de até 4 metros de altura no litoral norte, diz Defesa Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Pistolesi/Getty Images
Santos beach, Brazil
1 de 1 Santos beach, Brazil - Foto: Andrea Pistolesi/Getty Images

São Paulo – A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de São Paulo emitiram um alerta sobre os reflexos no litoral do estado do ciclone extratropical que atinge a região Sul do país. Entre quarta (12/7) e quinta-feira (13/7), a previsão é de ondas de mais de 4 metros e ventos que podem chegar a 90 km/h.

De acordo com a Defesa Civil, os ventos podem atingir a região metropolitana da capital e o Vale do Ribeira.

“Os efeitos da formação e o deslocamento de um centro de baixa pressão, com deslocamento ao oceano – ciclone extratropical, que atua na região sul do Brasil – serão sentidos no estado de São Paulo a partir desta quinta-feira, 13, e contribuirão para formação de fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h na capital, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva”, diz a Defesa Civil em comunicado.

De acordo com a Defesa Civil, próximo ao final de semana haverá uma queda significativa nas temperaturas, em decorrência de uma entrada de massa de ar frio no estado.

A Marinha afirma que o ciclone pode “afetar a faixa litorânea” de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O fenômeno pode ainda provocar ressaca e ondas de 4 metros.

“A passagem de um ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de São Paulo e do Espírito Santo, de São Sebastião (SP) a São Mateus (ES), com ventos de direção Noroeste a Sudoeste, rodando para Sudoeste a Sul. O referido ciclone poderá provocar ressaca na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, de Laguna (SC) a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura de até 4,0 metros, da noite do dia 13 até a manhã do dia 15 de julho”, diz a Marinha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?