metropoles.com

Educação deixa de multar empresa de secretário por atraso de notebooks

Secretário da Educação, Renato Feder disse que aplicaria multa à Multilaser, empresa da qual é sócio, por atrasar entrega de computadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Foto de Renato Feder, novo secretário de Educação em SP - Metrópoles
1 de 1 Foto de Renato Feder, novo secretário de Educação em SP - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

São Paulo – A Secretaria Estadual da Educação notificou, mas não multou a Multilaser, empresa da qual o secretário Renato Feder é acionista por meio de uma offshore, pelo atraso na entrega de notebooks para a pasta que ele comanda desde o início do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A decisão da secretaria, confirmada ao Metrópoles por meio de nota, contraria o que o próprio secretário havia dito durante uma agenda pública na semana passada. Na ocasião, Feder disse que aplicaria multas às empresas que descumpriram os prazos de entrega dos equipamentos, incluindo a dele.

“A gente vai aplicar multas e as empresas vão ser notificadas. São pelo menos duas empresas que vão ser notificadas provavelmente hoje”, afirmou Feder na quinta-feira (16/3), ao ser questionado sobre o atraso na entrega dos computadores.

Nessa quarta-feira (22/3), contudo, a secretaria afirmou ao Metrópoles que a multa não foi aplicada depois que a pasta analisou as justificativas das empresa para o atraso.

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo notificou em 24 de fevereiro as empresas Multilaser e Positivo pelo atraso na entrega computadores referentes aos lotes 1,2 e 3, adquiridos pela gestão anterior”, informa a secretaria, por nota.

“Ambas as empresas apontaram fatos supervenientes para o descumprimento contratual. Após análise, a secretaria concedeu a prorrogação do prazo de entrega, ressaltando que o pagamento às empresas só será realizado após a efetiva comprovação da entrega dos equipamentos”, diz o texto da secretaria.

Os contratos referentes à compra dos computadores não estão disponíveis nos sites de transparência do governo paulista. Segundo informações do governo, os três contratos assinados com a Multilaser, que somam R$ 200 milhões, seriam para a entrega de 79 mil computadores, que deveriam ter sido entregues em fevereiro.

Há duas semanas, o Metrópoles questiona, sem resposta do governo, como seria a execução desses contratos.

A Multilaser já informou que entregou 97% dos notebooks referentes ao primeiro lote ao governo (cerca de 10 mil computadores), mas que dificuldades logísticas, como o fato de cada escola ficar em um endereço diferente e o bloqueio do litoral norte por causa do temporal que matou 65 pessoas na região durante o Carnaval), dificultaram a entrega do restante.

O caso

Os contratos de R$ 200 milhões da Multilaser com a Secretaria da Educação e a participação de Renato Feder como acionista da empresa por meio de uma offshore sediada no estado de Delaware (EUA), conhecido paraíso fiscal, foram revelados pelo Metrópoles.

A empresa Dragon Gem LLC, que pertence a Feder, detém 28,16% das ações da Multilaser, principal fornecedora de equipamentos de informática da pasta que ele comanda. Os contratos foram celebrados no fim de 2022, ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Na ocasião, Feder, que foi co-CEO da Multilaser por 15 anos (entre 2003 e 2018), anunciou que deixaria o cargo que tinha no conselho de administração da companhia. Além de garantir o desligamento da empresa, ele afirmou que, enquanto fosse secretário da Educação, a Multilaser não fecharia novos contratos com o governo. Feder anunciou ainda que iria instaurar um comitê de governança na secretaria para evitar possíveis casos de conflito de interesse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?