metropoles.com

Doutores da Alegria suspende atividades devido a crise financeira

ONG Doutores da Alegria, que atua em hospitais de SP, RJ e PE, teve queda de doações e faz campanha para arrecadar recursos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Doutores da Alegria
doutores da alegria
1 de 1 doutores da alegria - Foto: Divulgação/Doutores da Alegria

São Paulo — A ONG Doutores da Alegria suspendeu suas atividades, pela primeira vez em 33 anos, por causa de problemas financeiros. O grupo não atuará em 90% das unidades de saúde de São Paulo onde fazia trabalho de palhaçaria hospitalar, bem como em todas os hospitais do Rio de Janeiro e Pernambuco.

A pausa vai durar duas semanas ou até que a organização tenha recursos necessários para manter os projetos funcionando. Segundo a ONG, houve uma queda brusca nas doações que financiavam as visitas aos hospitais e os cursos de palhaçaria para jovens.

“Nas unidades de saúde, ouvimos relatos de pesar de profissionais, de famílias e de crianças sobre a nossa situação, por consequência, nossa ausência. Do lado de cá, tivemos que dizer para jovens sobre a suspensão das aulas a poucos meses da formação em palhaçaria”, disse a organização.

O comunicado publicado pela Doutores da Alegria diz que 70% dos recursos arrecadados desde a sua fundação foram obtidos por meio de leis de incentivo fiscais, sendo a Rouanet a principal delas — as empresas podem destinar até 4% do valor do Imposto de Renda como contribuição para um projeto cultural.

Segundo a direção da ONG, por conta do fechamento do Ministério da Cultura, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a suspensão da aprovação de novos planos anuais tornou os projetos inviáveis.

Para se recuperar da crise, a Doutores da Alegria lançou a campanha “Doar espalha alegria”. As doações podem ser feitas por este link. Os interessados também podem entrar em contato pelos e-mails: empresas@doutoresdaalegria.org.br, socios@doutoresdaalegria.org.br ou parcerias@doutoresdaalegria.org.br.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?