Dono da clínica citada por Marçal foi condenado por falsificar diploma
O biomédico Luiz Teixeira da Silva Junior já foi condenado por usar documentos falsos para obter registro profissional de médico
atualizado
Compartilhar notícia
O biomédico Luiz Teixeira da Silva Junior, dono da clínica que emitiu o suposto laudo de cocaína de Guilherme Boulos apresentado por Pablo Marçal na noite dessa sexta (4/10), foi condenado em 2021 por usar documentos falsos para obter registro profissional de médico.
A 22ª Vara Federal de Porto Alegre o considerou culpado e determinou 2 anos e quatro meses de reclusão, a serem cumpridos incialmente no regime semiaberto. A condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que substituiu a pena por restrição de direitos.
A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) afirma que Luiz Teixeira apresentou ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul um diploma de graduação em Medicina e uma ata de colação de grau falsos, emitidos pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
A instituição de ensino, no entanto, negou que ele foi aluno da instituição no curso. As autoridades afirmam que ele teria pago R$ 27 mil aos falsificadores.
Segundo a sentença, Luiz da Silva Júnior apresentou “versão bastante inverossímil, no sentido de que contratara os serviços de um despachante para que sua formação acadêmica em Biomedicina fosse transmudada para Medicina”. O biomédico disse ainda “ter sido vítima de um engodo” de um despachante.
Amigo de Marçal
Luiz Teixeira é ligado ao influenciador Pablo Marçal (PRTB). Nas redes sociais, ele afirma ser patologista clínico e perito judicial e ostenta fotos com nomes como o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“O dono da clínica do documento que ele publica tem um vídeo com o Pablo Marçal. É apoiador dele”, disse Boulos na live. “O parceiro dele falsificou o documento usando um CRM de um médico que faleceu há dois anos para que ninguém possa ser responsabilizado como médico.”
Luiz Teixeira tem vídeos, fotos e publicações ao lado de Marçal, incluindo registros de atendimentos não só do candidato do PRTB como também da mulher dele, Carol Marçal.