Dom Odilo pede ao papa Francisco renúncia da Arquidiocese de SP
Arcebispo de São Paulo apresentou carta de renúncia ao Papa, que pediu que Dom Odilo fique mais dois anos à frente da arquidiocese
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O arcebispo Dom Odilo Scherer apresentou uma carta de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de São Paulo, posição que assumiu em março de 2007. O Papa Francisco acolheu o pedido, mas dispôs que o religioso permaneça mais dois anos antes do afastamento.
A solicitação é comum e faz parte de uma norma da Igreja Católica. O motivo é a idade. Os bispos encaminham ao Vaticano o pedido de renúncia ao completarem 75 anos.
“É conforme norma da Igreja, previsto pela Lei da Igreja, que os bispos ao completarem 75 anos devem apresentar a carta de renúncia ao Papa. E o Papa decide se aceita logo, ou mais adiante. A decisão é do Papa. E foi o que eu fiz desde que completei 75 anos de idade. E a resposta foi essa, que o Papa acolheu a carta, mas pede que eu fique à frente da Arquidiocese por mais dois anos”, disse Dom Odilo em entrevista ao Bom Dia SP, da TV Globo.
Segundo o arcebispo, nos próximos dois anos deve ser feita a escolha do seu sucessor. Ele disse, ainda, que não tem plano definido após 2026, quando deve deixar o comando da Arquidiocese, mas seguirá à disposição da Igreja após o afastamento.
“Minha perspectiva é continuar morando em SP para continuar à disposição da Igreja em SP”, disse.
Leia a carta do Cardeal Odilo Pedro Scherer na íntegra
Comunico ao clero, religiosos e religiosas e a todo o povo da Arquidiocese de São Paulo que, tendo completado 75 anos de idade em 21 de setembro passado, apresentei ao Papa Francisco minha carta de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de São Paulo, conforme estabelece a norma canônica (cfr. cân. 401, §1).
A Santa Sé informou no dia 7 de outubro que o Papa acolheu minha carta e dispôs que eu permanecesse ainda, por mais dois anos, à frente da querida arquidiocese de São Paulo.
Portanto, sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como “peregrinos de esperança”.
Procuremos caminhar juntos na realização do “Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026”, vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese. Deus abençoe a todos e os conserve em seu amor.
São Paulo, 08.10.2024
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo