Distrito da zona sul registra -1,7ºC nesta terça, a menor marca do ano
A região de Parelheiros, na zona sul de SP, registrou temperatura mínima recorde em 2024 de -1,7ºC na manhã desta terça-feira (27/8)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, registrou temperatura mínima recorde em 2024 de -1,7ºC na manhã desta terça-feira (27/8), de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A menor temperatura registrada na capital paulista foi na estação de Marsilac, às 7h.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o distrito marcou -1°C. A marca supera a menor mínima absoluta registrada em 13 de agosto também em Parelheiros, de 1ºC.
Por volta de 7h da manhã, os termômetros marcaram 5°C em média na capital. A região central está com 8°C.
Ainda pela manhã, a nebulosidade se dissipa e o sol passa a predominar, o que vai facilitar a gradativa elevação da temperatura.
Durante a tarde desta terça-feira, a média da temperatura máxima alcança os 18°C. Os menores índices de umidade do ar oscilam próximos a 35%.
A Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde a sexta-feira (23/8).
De acordo com o GCE, os recordes com as menores temperaturas na capital paulista em 2024 até agora são:
- Menor mínima média: 6,8°C em 11 de agosto
- Menor mínima absoluta: -1°C nesta terça (27) em Parelheiros-Marsilac, zona sul
- Menor máxima média: 12,8°C em 25 de agosto
- Menor máxima absoluta: 9,9°C em 13 de julho, em Parelheiros, zona sul
Abrigo solidário
O abrigo solidário da Defesa Civil do Estado de São Paulo também bateu recorde nesta madrugada no número de atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade no centro de São Paulo.
Foram 153 pessoas e 2 pets abrigados, sendo que 128 delas e os animais de estimação passaram a noite.
Assista:
O abrigo está montado na Estação Pedro II, da linha 3-Vermelha do Metrô.
A estação é preparada em parceria com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, do Metrô e do Fundo Social de São Paulo.
Tendência para os próximos dias
De acordo com o CGE, o ar frio de origem polar vai provocar mais dias com predomínio de sol e temperaturas baixas, principalmente nas noites e madrugadas na capital e Grande São Paulo.
A quarta-feira (28/8) começa com formação de névoa úmida e céu nublado. Ainda pela manhã, o sol aparece e passa a predominar com céu claro, o que vai facilitar a elevação da temperatura.
Os termômetros oscilam entre 8°C na madrugada e 22°C à tarde. Os menores percentuais de umidade se aproximam de 40%.