metropoles.com

Disputa por vaga no TCM gera atrito entre dois poderosos aliados em SP

Prefeito Ricardo Nunes e presidente da Câmara, Milton Leite, querem emplacar o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Afonso Braga/Câmara de SP
milton leite e ricardo nunes
1 de 1 milton leite e ricardo nunes - Foto: Afonso Braga/Câmara de SP

São Paulo – A disputa por uma vaga no Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo tem causado atrito entre dois poderosos aliados na política paulistana: o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União).

Ambos querem emplacar um nome de sua confiança na cadeira que será deixada em maio pelo conselheiro Maurício Faria, que será obrigado a se aposentar por completar 75 anos, idade limite para atuar na Corte, responsável por fiscalizar as contas da Prefeitura de São Paulo.

Pela regra, o prefeito tem a prerrogativa de indicar dois e a Câmara Municipal três dos cinco conselheiros do TCM. A sucessão de Maurício Faria, que foi indicado pela ex-prefeita Marta Suplicy em 2022, compete a Ricardo Nunes. Mas o nome precisa ser aprovado pela Câmara, comandada por Milton Leite.

O presidente do Legislativo paulistano já disse a interlocutores que quer indicar para o tribunal um dos seus filhos, o deputado estadual Milton Leite Filho (União), e que tem um acordo com Nunes sobre a sucessão no TCM feito na campanha de 2020, quando atuou para que o atual prefeito fosse vice na chapa de Bruno Covas, morto em 2021.

Nunes, por sua vez, tem dito a aliados que a chance de indicar o filho do presidente da Câmara para o TCM é “zero”. Do lado do prefeito, dois secretários despontam entre os favoritos à indicação: Ricardo Torres (Fazenda) e Marcela Nunes (Gestão).

A lista de cotados inclui ainda outros três secretários — Fabrício Arbex (Casa Civil), Edson Aparecido (Governo) e Ricardo Teixeira (Mobilidade e Trânsito) –, além do secretário-executivo do gabinete do prefeito, Diogo Soares, nome mais leal a Nunes.

Desses nomes, apenas Ricardo Teixeira tem boa relação com Milton Leite, responsável por sua indicação para a secretaria. Os demais podem encontrar dificuldades para serem aprovados pela Câmara caso o presidente da Casa não aceite bem o veto ao nome do seu filho.

Com vários cargos na Prefeitura e enorme influência política, Milton Leite é um dos principais patrocinadores do projeto de reeleição de Ricardo Nunes em 2024. O agravamento do atrito envolvendo a cadeira de conselheiro do TCM pode colocar a aliança em xeque.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?