Diante de onda de calor, governo de SP vai distribuir água na capital
Operação especial vai acontecer em pontos de grande circulação da capital até domingo (24/9); veja lista dos pontos de distribuição de água
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em meio à onda de calor que atinge São Paulo esta semana, a última do inverno, o governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (20/09), que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital (veja lista completa abaixo). O foco são pessoas em situação de rua e o público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças.
A iniciativa teve início nesta quarta e vai prosseguir até domingo (24/9), acompanhando as previsões de altas temperaturas. Às vésperas da primavera, que começa oficialmente no sábado (23/9), a capital deve experimentar dias de sol intenso, com marcas entre 37º C e 39º C, de acordo com a Climatempo.
Segundo o instituto de meteorologia, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo em São Paulo. A previsão é de marcas históricas de calor. Cidades do interior do estado, especialmente do oeste, noroeste e norte, podem ter temperaturas na casa dos 40° C.
Em razão do veranico fora de época, a Climatempo emitiu um alerta para a forte onda de calor e a baixa umidade de ar, que dificulta a dispersão de poluentes e agrava problemas de saúde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido em todo o país até as 18h de sexta-feira (22/9).
Horário da ação especial
A iniciativa do governo do estado tem como parceiras a Sabesp e a Defesa Civil. A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação.
Nesta quarta-feira, a ação está sendo feita na Praça da Sé e no Teatro Municipal. Além de distribuir água envasada em copos descartáveis, é possível beber água potável em bebedouros.
Segundo o governo, a população será orientada pela Defesa Civil sobre a necessidade de hidratação constante, os cuidados com a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e o uso de umidificadores em ambientes fechados.
Fora da capital, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares.
Locais de distribuição de água – Das 11h às 15h
Quarta (20/9): Praça da Sé e Theatro Municipal
Quinta (21/9): Praça da República e Largo do Arouche
Sexta (22/9): Pateo do Collegio e Praça do Patriarca
Sábado (23/9): Rua Santa Ifigênia e Rua Líbero Badaró
Domingo (24/9): Largo do Café e Largo São Bento
Operação da Prefeitura
Além da iniciativa do governo, a Prefeitura de São Paulo deu início, nessa terça-feira (19/9), à Operação Altas Temperaturas. Entre as ações do programa está a montagem de tendas para distribuição de água para a população de rua, alvo do programa.
Agentes da prefeitura intensificaram ações para convencer os moradores de rua a procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e terão acesso a água e alimento.
A administração municipal também prometeu reforçar a compra de ventiladores nos abrigos, além de disponibilizar uma ambulância referenciada para atender pessoas com sintomas relacionados à alta exposição ao calor.