metropoles.com

Diante de onda de calor, governo de SP vai distribuir água na capital

Operação especial vai acontecer em pontos de grande circulação da capital até domingo (24/9); veja lista dos pontos de distribuição de água

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
na foto colorida, tarde de sol em SP; termômetro marca 34 graus na Avenida Paulista - Metrópoles
1 de 1 na foto colorida, tarde de sol em SP; termômetro marca 34 graus na Avenida Paulista - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo – Em meio à onda de calor que atinge São Paulo esta semana, a última do inverno, o governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (20/09), que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital (veja lista completa abaixo). O foco são pessoas em situação de rua e o público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças.

A iniciativa teve início nesta quarta e vai prosseguir até domingo (24/9), acompanhando as previsões de altas temperaturas. Às vésperas da primavera, que começa oficialmente no sábado (23/9), a capital deve experimentar dias de sol intenso, com marcas entre 37º C e 39º C, de acordo com a Climatempo.

Segundo o instituto de meteorologia, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo em São Paulo. A previsão é de marcas históricas de calor. Cidades do interior do estado, especialmente do oeste, noroeste e norte, podem ter temperaturas na casa dos 40° C.

Em razão do veranico fora de época, a Climatempo emitiu um alerta para a forte onda de calor e a baixa umidade de ar, que dificulta a dispersão de poluentes e agrava problemas de saúde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou  um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido em todo o país até as 18h de sexta-feira (22/9).

Horário da ação especial

A iniciativa do governo do estado tem como parceiras a Sabesp e a Defesa Civil. A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação.

Nesta quarta-feira, a ação está sendo feita na Praça da Sé e no Teatro Municipal. Além de distribuir água envasada em copos descartáveis, é possível beber água potável em bebedouros.

Segundo o governo, a população será orientada pela Defesa Civil sobre a necessidade de hidratação constante, os cuidados com a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e o uso de umidificadores em ambientes fechados.

Fora da capital, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares.

Locais de distribuição de água – Das 11h às 15h

Quarta (20/9): Praça da Sé e Theatro Municipal
Quinta (21/9): Praça da República e Largo do Arouche
Sexta (22/9): Pateo do Collegio e Praça do Patriarca
Sábado (23/9): Rua Santa Ifigênia e Rua Líbero Badaró
Domingo (24/9): Largo do Café e Largo São Bento

Operação da Prefeitura

Além da iniciativa do governo, a Prefeitura de São Paulo deu início, nessa terça-feira (19/9), à Operação Altas Temperaturas. Entre as ações do programa está a montagem de tendas para distribuição de água para a população de rua, alvo do programa.

Agentes da prefeitura intensificaram ações para convencer os moradores de rua a procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e terão acesso a água e alimento.

A administração municipal também prometeu reforçar a compra de ventiladores nos abrigos, além de disponibilizar uma ambulância referenciada para atender pessoas com sintomas relacionados à alta exposição ao calor.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?