Examinadores do Detran terão câmeras em exames práticos em SP
Detran anunciou nesta quarta-feira (1º/5) que examinadores deverão usar câmeras em atividades de campo, incluindo exames práticos em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) anunciou nesta quarta-feira (1º/5) que vai incorporar câmeras às atividades de seus agentes como forma de dar “transparência e segurança dos atos praticados”. Com isso, o monitoramento audiovisual será adotado inclusive em exames práticos e na fiscalização de autoescolas. Na prática, o uso de câmeras pode inibir eventual cobrança de propina por parte de agentes públicos.
Segundo o Detran, o projeto Focus (sigla para “supervisão contínua de usuários em operações de campo”, em inglês) vai propor o modelo a ser adotado. O plano será formulado por uma equipe de 15 pessoas ao longo dos próximos 90 dias.
Além dos funcionários do próprio Detran, deverão usar câmeras outros prestadores de serviço regulados pelo órgão em São Paulo.
Segundo o Detran, entre os objetivos do Focus está “otimizar a fiscalização e valorizar o desempenho e o mérito dos servidores e empregados públicos”. Na prática, o uso de câmeras pode inibir eventual cobrança de propina por parte de agentes públicos.
“A adoção de tecnologias inovadoras, como o monitoramento audiovisual, é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e dos serviços oferecidos à sociedade”, diz o diretor-presidente do Detran paulista, Eduardo Aggio.
“O Projeto Focus demonstra o nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações. Reafirmamos o dever em promover um trânsito mais seguro e organizado no Estado de São Paulo”, afirma.
Por mês, o Detran de São Paulo emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular.