metropoles.com

Destinada à advocacia, cadeira no TST pode passar de pai para filho

Filho do ministro aposentado Emmanoel Pereira, advogado Emmanoel Campelo está inscrito para eleição da lista sêxtupla da OAB para o TST

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TST
imagem colorida tribunal superior do trabalho em frente a um gramado florido - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida tribunal superior do trabalho em frente a um gramado florido - Metrópoles - Foto: Divulgação/TST

Uma vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) pode virar herança familiar. Filho do ministro aposentado Emmanoel Pereira, o advogado Emmanoel Campelo está entre os inscritos para disputar um lugar na lista sêxtupla a ser eleita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A vaga do quinto constitucional destinada à advocacia no TST está aberta desde o ano passado. Ao todo, 28 advogados estão inscritos e o Conselho Pleno da OAB formará uma lista sêxtupla no dia 21 de agosto. A partir dela, a Corte elege uma lista tríplice e a envia para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolha o novo ministro do TST.

Se Emmanoel Campelo for o escolhido, ele assumirá a vaga que pertenceu ao próprio pai na Corte. Com a ajuda do ministro aposentado, o advogado já foi conselheiro da Anatel (2017 a 2022) e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 2012 e 2016.

Oriundos de Natal, eles cultivaram amizade com a família Faria, do ex-governador Robinson e do ex-ministro das Comunicações Fábio Faria. Também são amigos de longa data de Henrique Eduardo Alves (MDB).

Após ocupar uma série de cargos políticos locais e militar na OAB, Emannoel Pereira foi indicado ao TST pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2002. Ele era o primeiro da lista tríplice encaminhada pela Corte ao então presidente.

Concorrência

Mesmo influente, o clã não terá vida fácil para emplacar mais um integrante no TST. Campelo disputa a cadeira com nomes como Adriano Avelino, advogado e amigo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e com o Fernando Carlos Araújo de Paiva, apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?