metropoles.com

Tarifa social da Sabesp: quem tem direito ao desconto na conta de água

Procon-SP alerta consumidores para acesso a descontos de tarifa vulnerável e tarifa social. Medida começou a valer no dia 1º de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Sabesp
Modelo de conta de água e esgoto da Sabesp - Metrópoles
1 de 1 Modelo de conta de água e esgoto da Sabesp - Metrópoles - Foto: Divulgação/Sabesp

São Paulo — Desde domingo (1º/9), consumidores de água e esgoto pela Sabesp podem ter acesso a descontos de tarifa vulnerável e tarifa social. O Procon-SP alertou que, para usar o benefício, as pessoas deverão estar registradas no CadÚnico.

Segundo nota do órgão, quem tem renda mensal per capita de até R$ 218 registrada no CadÚnico será automaticamente enquadrado como beneficiário da tarifa “residencial vulnerável” e, quem tem renda mensal per capita entre R$ 218 e meio salário-mínimo cadastrada, se enquadra como “residencial social”.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) ressalta que, se a pessoa estiver estar desempregada, com o último salário de no máximo 3 salários-mínimos ou tiver consumo de até 15 m³/mês, ser titular da conta há mais de 90 dias e não ter sido demitido por justa causa, com benefício válido por 12 meses, também entrará no benefício da tarifa “residencial social”.

CadÚnico atualizado

A agência também reitera que, para conseguir o benefício automaticamente, o usuário precisa manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses, com cadastro na Sabesp, no nome de quem reside no imóvel.

A identificação será feita pelo CPF, que será obtido pela Arsesp junto à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, com a Sabesp aplicando as tarifas com os dados fornecidos pela agência.

A Arsesp relatou ao Metrópoles que “quem se enquadrar na categoria ‘residencial social’ pagará 71,65% menos na fatura de água e esgoto. Se a família for classificada como ‘residencial vulnerável’, a redução é ainda maior, chegando a 78,37% em comparação com a categoria normal ‘residencial’.”

O desconto vale para famílias que residem na região metropolitana de São Paulo e consomem 10 mil litros de água por mês. A redução está disponível em todas as regiões e para todos os níveis de consumo, mas com percentuais diferentes, explicou a agência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?