Desabamento em shopping: jovem disse que só pedia para não morrer
Pedro Fellipy contou que desabamento no Osasco Plaza Shopping “parecia cena de filme”. Ele saiu correndo e deixou celular e moto para trás
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – “Comecei a correr e deixei celular, moto, tudo para trás. Todo mundo saiu correndo e gritando. Eu só pedia que Jesus não me deixasse morrer”. É assim que o entregador de delivery Pedro Fellipy Pacheco (foto de destaque), de 26 anos, descreve o momento do desabamento no Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (8/3).
Segundo conta, Pedro havia ido visitar uma tia, nas proximidades do centro comercial, e decidiu almoçar na praça de alimentação. Foi no corredor ao lado que o teto caiu, após “engolir” quatro veículos que estavam estacionados no pavimento acima.
Relatos de testemunhas e vídeos do episodio mostram que, pouco antes do acidente, o teto apresentava um vazamento de água. Uma da hipóteses citadas por peritos que atuam no local é de rompimento de tubulação.
A área chegou a ser isolada para evitar que pessoas passassem por lá. “Estava pingando em um canto, aí começou a cair uns pedaços do teto. De repente, caiu tudo: parecia cena de filme”, diz o entregador.
De acordo com ele, pessoas também chegaram a cair durante o tumulto para sair do shopping.
Interdição
Após o desabamento no Osasco Plaza Shopping nesta quarta, a prefeitura da cidade da grande São Paulo interditou o centro comercial e cassou o seu alvará de funcionamento.
“Shopping totalmente interditado, alvará cassado! Defesa Civil, GCM, SAMU, CREA-SP, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar acompanharam todos os passos”, afirmou o prefeito Rogério Lins (Podemos) em rede social.
Pânico
Quando parte do teto do Osasco Plaza Shopping desabou clientes e funcionários entraram em pânico. Os bombeiros enviaram oito equipes para o local, mas segundo a corporação não há informações sobre vítimas.
Os carros que estavam no estacionamento foram engolidos por uma cratera que se abriu no chão do estacionamento do centro comercial.
O teto que desabou ficava em cima de um dos corredores de lojas do shopping. Acima do teto, fica o estacionamento do centro de compras e havia veículos parados em algumas da vagas.
Imagens que parecem ser de uma câmera de segurança e circulam nas redes sociais mostram o momento em que pelo menos quatro veículos somem após o asfalto ceder.
Goteira
Segundo o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento ocorreu em um local que já havia sido isolado por ter apresentado uma goteira.
“O local havia sido isolado minutos antes em virtude de um gotejamento. Nós estamos verificando nas câmeras de segurança para realmente confirmar que não havia ninguém”, disse.