metropoles.com

Derrite liga alta dos crimes à herança e promete reduzir com operações

Com alta de assassinatos, roubos e estupros registrados em SP, Guilherme Derrite promete reduzir crimes com operações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo de SP
Guilherme Derrite
1 de 1 Guilherme Derrite - Foto: Mônica Andrade/Governo de SP

São Paulo – Com aumento no número de assassinatos, assaltos e estupros registrados no seu primeiro mês à frente da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o secretário Guilherme Derrite associou a alta dos crimes à herança de gestões anteriores e prometeu reduzi-los com operações policiais.

Segundo dados da SSP, divulgados nesta segunda-feira (27,) as principais estatísticas criminais pioraram em janeiro de 2023, o primeiro mês do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), na comparação com o mesmo período de 2022. Subiram homicídios (5,9%), estupros (14,8%), roubos (2%) e furtos (11,5%) no estado.

“Em um ou dois meses de trabalho, a gente não vai resolver o problema da segurança pública no Estado de São Paulo, ainda mais diante de todas as dificuldades que estamos enfrentando em termos de recomposição de efetivo”, afirmou Derrite.

Em outras ocasiões, o secretário já havia citado o déficit nos quadros policiais como um dos principais gargalos no combate ao crime. Segundo Derrite, a defasagem do efetivo seria de 15% na Polícia Militar, 25% na Técnico-Científica e 33% na Civil.

Efetividade operacional

A alta de crimes em São Paulo foi registrada mesmo com o aumento nos indicadores de produtividade policial.

De acordo com os dados da SSP, houve aumento de 10,3% nas prisões em flagrante e de 25,9% nas detenções por mandado em janeiro. Ao todo, 14.947 pessoas foram presas ou apreendidas (menor de idade).

“Se (o comportamento criminal) está assim com a nossa produtividade operacional, imagina se a polícia não estivesse prendendo tanto quanto está prendendo”, declarou o secretário.

O aumento de prisões seria resultado de mais operações das Polícias Civis e Militares, segundo Derrite. Na avaliação do secretário, a produtividade vai refletir na redução de crimes ao longo do ano.

“A produtividade operacional, garanto para você, está diretamente relacionada à estabilidade dos indicadores criminais. Isso a gente deve apontar nos próximos meses”, disse. Segundo afirma, os dados preliminares de fevereiro, que ainda não foram divulgados, indicariam que a curva da criminalidade estaria em “estabilidade apontando para um declínio”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?