Derrite fala em retomada do centro e convida: “Passe pela Praça da Sé”
Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite citou queda em índices de roubos e furtos no centro de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), afirmou, nesta quarta-feira (27/9), que o centro da capital paulista está sendo “tomado aos poucos” pelas forças de segurança, com queda nos indicadores de violência na região, e utilizou como exemplo a Praça da Sé, ponto turístico e marco zero da cidade.
“Quem não foi ainda à Praça da Sé, eu convido: passe pela Praça da Sé. Vocês vão perceber a diferença que está, a retomada do nosso centro”, disse o secretário.
A fala ocorreu durante prestação de contas do secretário aos deputados da Assembleia Legislativa (Alesp), nesta tarde. Derrite citou indicadores de abril deste ano, que apontaram queda nos dados de roubos e furtos na região da Cracolândia, no centro paulistano.
Atualmente, o centro de São Paulo vive situação de abandono e insegurança, com ondas de violência, aumento do fluxo da Cracolândia, aumento da população em situação de rua e fechamento de lojas.
Em julho, o Metrópoles noticiou que o efetivo policial na Praça da Sé aumentou consideravelmente, que os canteiros foram cercados e que o local apresentava mais gente fardada do que cidadãos comuns.
A reportagem também divulgou que parte de quem vivia anteriormente na Sé migrou para outras áreas, como a Baixada do Glicério e a rua Riachuelo.
Além disso, também em julho, o Metrópoles mostrou que, apesar da queda nos indicadores criminais do centro, a região registra um roubo por hora.
A avenida Rio Branco, por exemplo, teve 54 roubos registrados no mês de julho, mais que o dobro do notificado em março deste ano (25).
Já a Praça da Sé constava como a 10ª via com mais roubos no centro paulistano.
Sem respostas
Durante a oitiva, feita em reunião da Comissão de Segurança Pública da Alesp, Derrite fez uma apresentação das ações da pasta, mas não respondeu os questionamentos feitos pelos deputados após alegar um compromisso urgente.
O secretário propôs que as perguntas sejam respondidas na próxima semana, em reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além disso, Derrite também propôs encontros bimestrais com os deputados da comissão na SSP.