Derrite espera se licenciar do governo Tarcísio na próxima semana
Secretário da Segurança, Guilherme Derrite quer ser o relator de projeto que prevê fim das “saidinhas” de presos na Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL) disse que deve se licenciar do cargo para reassumir o mandato de deputado federal e ser o relator do projeto de lei que prevê o fim das “saidinhas”, como é conhecido o benefício que permite a saída temporária a detentos que cumprem pena em regime semiaberto.
Derrite foi o relator do texto aprovado em agosto de 2022 na Câmara. Agora, o projeto de lei retorna à Casa após ter passado pelo Senado e o secretário tem a intenção de ser novamente o seu relator.
“Ontem (terça, 5/3) o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), me ligou perguntando se haveria como colocar o projeto em pauta na semana que vem, se eu estaria pronto para retornar e para relatar. Eu disse que sim”, disse Derrite nesta quarta-feira (6/3) em audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O secretário já havia declarado publicamente a intenção de se licenciar de forma temporária do cargo para retornar à Câmara e disse que foi uma “solicitação pessoal” feita ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Foi uma pauta que levantei no Congresso, que considero prioritária e acho justo que eu possa [ser o relator] não só por conhecer o tema tecnicamente, mas para expor minha opinião no parlamento que é plural, respeita e vai ouvir posições dos outros deputados”, disse.
Derrite também acrescentou que, caso o projeto seja novamente aprovado, ele deve considerar “uma vitória” de seu mandato.
O secretário está em seu segundo mandato e foi reeleito com mais de 239 mil votos, sendo o 11º deputado federal mais votado do estado em 2022.