metropoles.com

Deputado do PT alfineta Tarcísio e propõe “Dia do Veto” na Alesp

Deputado petista propõe o “Dia do Veto” ao citar 92 vetos de Tarcísio a projetos de lei propostos por parlamentares na Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo S. Camargo/Governo de SP
Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas, que busca a privatização da Sabesp - metrópoles
1 de 1 Foto colorida do governador Tarcísio de Freitas, que busca a privatização da Sabesp - metrópoles - Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

São Paulo – O deputado estadual Reis (PT-SP) protocolou, nesta segunda-feira (9/10), uma proposta para criar o “Dia do Veto”. O projeto de lei alfineta o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por vetar projetos aprovados pela Assembleia Legislativa (Alesp).

No texto, o deputado argumenta que, somente em 2023, Tarcísio vetou totalmente 92 projetos e apresentou 26 vetos parciais a propostas de deputados “que tinham por escopo trazer benefícios à população paulista”.

“A presente propositura visa instituir, no Estado de São Paulo, o ‘Dia do Veto’, como forma de lembrança às diversas proposituras que anualmente são vetadas pelo Poder Executivo”, diz o projeto de lei.

Entre os projetos, foram vetados a proibição da venda de animais domésticos em pet shops e estabelecimentos comerciais e a criação de uma campanha estadual de vacinação contra o HPV, que resultou na exoneração do secretário-executivo da Saúde.

“Portanto, estabelecer o ‘Dia do Veto’ é importante para que possamos realizar uma reflexão acerca das matérias úteis que são vetadas e, com isso, obstadas de surtirem efeito na vida da população”, diz Reis.

Veto de Tarcísio a projetos

Conforme publicado pelo Metrópoles em agosto, aliados de Tarcísio previam que o governador enfrentaria desgaste político ao vetar muitos dos 57 projetos aprovados pela Alesp por serem inconstitucionais.

Naquele mês, um pacotão de aprovações ocorreu em meio a uma promessa do presidente da Casa, o deputado André do Prado (PL), de que cada parlamentar teria ao menos um projeto aprovado em 2023.

No entanto, para aliados de Tarcísio, faltou articulação do líder de governo, o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), e do secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), para barrar os projetos inconstitucionais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?