Deputado de SP fez propaganda de fábrica de anabolizantes adulterados
Deputado na Alesp, o fisiculturista Felipe Franco era patrocinado pela maior fábrica de anabolizantes ilegais do país, alvo da PCGO
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o fisiculturista Felipe Franco (União Brasil) já fez propaganda para a maior fábrica de anabolizantes ilegais do país, cujo esquema foi desarticulado nessa quarta-feira (26/4) pela Polícia Civil de Goiás (PCGO).
De acordo com a investigação, a fábrica responsável pela produção, revenda e distribuição de anabolizantes adulterados patrocinava os maiores influenciadores do segmento fitness do país – Felipe Franco entre eles. Segundo a corporação, a marca apresenta o perfil mais seguido do ramo nas redes sociais.
O deputado já publicou fotos e vídeos vestindo a camisa com o logotipo da marca e mencionando a empresa nas redes sociais. As fotos mais recentes foram publicadas em dezembro de 2022. Já o último vídeo, disponível no canal da empresa no YouTube, foi publicado há seis dias e mostra o deputado fazendo um treino de braços.
Procurado pelo Metrópoles, o advogado do deputado, Sandro Nunes, alegou que ele “jamais fez propaganda de marca de anabolizante”, embora tenha confirmado que ele mantinha parceria com o grupo.
“Mas nunca como propaganda de anabolizante ou fazendo analogia ao uso de substâncias ilegais. Os vídeos eram de treinos e motivacionais para GMotivation e GSports”, disse.
“Felipe Franco é um atleta profissional de fisiculturismo, que representa o Brasil por todo o mundo, e acredita no esporte como ferramenta de socialização e saúde. Felipe jamais fez propaganda de marca de anabolizante, ou qualquer analogia ao uso de substâncias não legalizadas. Qualquer postagem nas redes sociais, associando o Felipe a estas marcas, caracterizam o uso indevido de sua imagem”, diz posicionamento enviado pelo advogado.
Após a operação feita pela polícia na quarta-feira, Franco deletou os registros do Instagram. No Facebook, até o início da manhã desta quinta (27/4), eles ainda estavam disponíveis.
Deputado em seu primeiro mandato, Franco foi eleito com 90,4 mil votos. Além de influenciador fitness, ele também é conhecido pelo relacionamento com Inaê Barros, bailarina do Faustão, e por ser ex-marido da modelo Juju Salimeni.
Investigação
A PCGO afirmou investigar o grupo há cerca de um ano. A corporação estima que cerca de 40 pessoas façam parte da quadrilha, que também lava o dinheiro do crime mediante aplicação em criptoativos. Foram sequestrados mais de R$ 31 milhões em contas bancárias registradas sob o nome de envolvidos no esquema.
A polícia relevou que a quadrilha usava colorau, um tempero de cozinha, para alterar a cor do produto de forma a simular a testosterona sintética.
Responsável pelo caso, o delegado Jorge Bezerra afirmou que o chefe do esquema, preso quarta-feira, é influente nas redes sociais e também usava seu perfil para vender os produtos.
No entanto, a apuração da PCGO é de que ele não fazia o uso dos produtos que ele mesmo fabricava, mas sim de outros anabolizantes.