Deputado Alex Manente lidera pesquisa para a Prefeitura de S. Bernardo
Manente (Cidadania), que já disputou a Prefeitura de S. Bernardo por três vezes, aparece isolado em pesquisa estimulada do Paraná Pesquisas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado federal Alex Manente (Cidadania) aparece isolado na liderança da disputa pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, segundo pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (1/3). Ele tem 33,1% das intenções de voto. As eleições ocorrem em outubro do ano que vem.
O instituto informa ter ouvido 692 eleitores de São Bernardo entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
Manente, que está em seu segundo mandato como deputado federal, já disputou a Prefeitura por três vezes, em 2008, 2012 e 2016. Em segundo colocado na pesquisa está o também deputado federal Marcelo Lima (Solidariedade), ex-vereador da cidade, com 16,9%.
Os números são da pesquisa estimulada, aquela em que o entrevistado é convidado a indicar um candidato a partir de uma relação fornecida pelo instituto. A pesquisa traz ainda Julinho Fuzari (PSC), vereador mais votado da cidade nas últimas eleições, na terceira posição, com 9,8% das intenções de voto.
PT em quatro lugar
O partido de Luiz Inácio Lula da Silva só atinge a quarta colocação na pesquisa de intenções de voto no berço político do presidente. O deputado estadual Luiz Fernando (PT), mais cotado para disputar a Prefeitura pelo partido, obteve apenas 8,2% das intenções de voto no levantamento do Paraná Pesquisas, ficando com a quarta colocação.
O levantamento traz ainda Rafael Demarchi (União) com 4,6% e o médico Geraldo Reple Sobrinho com 1,9% das intenções.
Pesquisa espontânea
O Paraná Pesquisas também fez uma pesquisa espontânea, quando os eleitores são questionados se já têm candidato sem a apresentação de uma lista.
Neste cenário, 69,4% dos entrevistados afirmaram que não sabiam em quem votar ou não responderam — um indicativo de que, a mais de um ano das eleições, as pessoas ainda não pensam no assunto. Outros 7,8% disseram que não votarão em ninguém ou votarão em ou branco ou em nulo.
Na pesquisa espontânea, o nome mais citado é o do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), que está em segundo mandato e não poderá concorrer a uma nova reeleição. Ele é mencionado por 15% dos entrevistados.
Alex Manente é citado por 2,7% dos entrevistados e o ministro do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho (PT), ex-prefeito da cidade, aparece com 2,2% das intenções. Os demais nomes obtiveram menos de 1%.