metropoles.com

Dengue: quantidade de vacinas não é suficiente em SP, diz secretário

São Paulo recebeu do Ministério da Saúde, até agora, 510 mil vacinas contra a dengue. Secretário da Saúde afirma que número não é suficiente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos : Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Criança vacinada dengue - Metrópoles
1 de 1 Criança vacinada dengue - Metrópoles - Foto: <p>Fotos : Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

São Paulo — O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, afirmou, durante a inauguração da Unidade Básica de Atendimento em Sacomã, na zona sul da capital paulista, nesta terça-feira (7/1), que a quantidade de vacinas contra a dengue enviadas para São Paulo pelo Ministério da Saúde não consegue atender o público elegível pelo plano nacional de imunização.

Segundo Zamarco, a pasta recebeu 510 mil vacinas, porém, há 600 mil crianças na capital paulista. Mais 100 mil doses devem chegar na próxima quarta-feira (8/1).

A faixa etária de 10 a 14 anos de vacinação não será ampliada, já que a Secretaria da Saúde precisa de mais 600 mil vacinas para fazer a segunda dose para todos. Zamarco afirmou que, na cidade de São Paulo, a linha de transmissão é baixa.

Vacina contra dengue no postinho

Quatorze anos depois do início dos estudos para a criação de uma vacina brasileira contra a dengue, o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em São Paulo, está prestes a entrar no Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 16 de dezembro, o instituto enviou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a última leva de documentos necessários para o registro da vacina.

Em entrevista ao Metrópoles, o diretor de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Butantan, Gustavo Mendes, explicou que faltam apenas algumas etapas para que o imunizante chegue aos postos de saúde do país. “A gente espera que isso aconteça ao longo deste ano [de 2025]”, afirma Gustavo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?