metropoles.com

Delegado Nico sobre irmão demitido por Derrite: “Não quis acobertá-lo”

Irmão do secretário-executivo da SSP, delegado Nico, foi demitido por Derrite após irregularidades identificadas com senha no Detran

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo do Estado de SP
Foto colorida de dois homens brancos, de paletó e camisa social - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de dois homens brancos, de paletó e camisa social - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

São Paulo — O agora ex-agente da Polícia Civil Alex César Gonçalves, irmão do secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Osvaldo Nico Gonçalves, foi novamente demitido pelo titular da pasta, Guilherme Derrite, como consta em publicação do Diário Oficial desta quarta-feira (19/06).

Como revelado pelo Metrópoles, Alex foi condenado por peculato digital, praticado ao menos 17 vezes, para “esquentar” veículos roubados e furtados, segundo denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP), obtida pela reportagem. Ele chegou a ser demitido em uma primeira ocasião, após reunião do Conselho da polícia. Nico, inclusive, afirmou à reportagem ter votado pela expulsão do parente.

6 imagens
O secretário Guilherme Derrite
O delegado Osvaldo Nico Gonçales
Secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite
Guilherme Derrite
A cúpula da Segurança Pública de SP
1 de 6

Nico conversando com Derrite e Tarcísio

Governo do Estado de São Paulo
2 de 6

O secretário Guilherme Derrite

Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
3 de 6

O delegado Osvaldo Nico Gonçales

Governo do Estado de São Paulo
4 de 6

Secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite

Câmara Municipal de Sorocaba
5 de 6

Guilherme Derrite

Reprodução/Instagram
6 de 6

A cúpula da Segurança Pública de SP

Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

 

Apesar disso, Derrite assinou um despacho no qual anulou a decisão, em 14 de maio, realocando Alex nos quadros da Polícia Civil.

“Eu não quis acobertá-lo, optei pela demissão. Houve um erro processual no primeiro caso. Eu participei do conselho e pedi a demissão dele. Isso causou uma falha processual, porque como sou irmão dele, eu não poderia ter participado da votação”, afirmou Nico ao Metrópoles, na manhã desta quarta-feira.

O número dois da SSP acrescentou que a defesa de Alex pediu uma reparação, sobre a primeira demissão, solicitando um “impedimento legal”, pelo fato de Nico ter participado da decisão sobre o desligamento do familiar.

“Nada foi alterado. Falaram que eu tinha privilegiado meu irmão, não teve nada disso. Houve um erro processual, que a gente não se atentou na época. Oficialmente, foi corrigido o erro anterior”, afirmou Nico, sobre a demissão, publicada nesta quarta.

Na publicação, mencionada pelo secretário-executivo, é afirmado que Alex foi demitido ” a bem do serviço público”. A defesa dele não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestações.

Em maio, o advogado Daniel Leon Bialski, afirmou que a condenação judicial que levou à expulsão de Alex foi “equivocada” e que confiava que ela seria revertida.

Entenda o caso

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, assinou um despacho, publicado em 14 de maio, no qual anulou a decisão que expulsou, dos quadros da Polícia Civil, o ex-agente Alex César Gonçalves, condenado por peculato digital.

Na ocasião, a SSP esclareceu que Alex respondeu a processo administrativo, que foi concluído e remetido ao titular da pasta. Derrite decidiu pela demissão do agente em 12 de julho do ano passado, com base na análise do caso e na votação ocorrida durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho da Polícia Civil, em 14 de julho de 2021.

No entanto, ainda de acordo com a SSP, o advogado do policial entrou com um recurso pedindo que a votação fosse anulada, já que o irmão do policial, o atual secretário-adjunto, Osvaldo Nico, participou do ato e votou a favor da demissão. Por conta do recurso, e após análise do corpo jurídico, Derrite decidiu tornar nulo o resultado da votação.

A a SSP reforçou que o agente permaneceria respondendo ao processo administrativo até que uma nova votação fosse realizada. Durante esse período, ele foi realocado na Polícia Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?