metropoles.com

Delegacia do Idoso ganha 1ª sede própria em SP; confira serviços

Polícia Civil realiza retoques finais em prédio exclusivo na zona leste; abertura para o público está prevista para a próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Civil
Foto colorida de fachada de delegacia do idoso, com viatura policial estacionada a frente - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de fachada de delegacia do idoso, com viatura policial estacionada a frente - Metrópoles - Foto: Divulgação/Polícia Civil

São Paulo – A Polícia Civil vai inaugurar, na próxima semana, a primeira Delegacia do Idoso da capital paulista com sede própria, na zona leste da cidade. As outras sete especializadas do tipo na cidade funcionam alocadas em distritos policiais.

O prédio exclusivo da 5ª Delegacia, para atendimento ao público da terceira idade, está em fase de retoques finais, ocupando o antigo prédio do 42º DP, no Parque São Lucas. Durante esta semana, a polícia irá finalizar a instalação de computadores e sistemas para atender idosos — tudo no primeiro andar, para que não haja dificuldade de acesso.

“As delegacias que atendem os idosos na capital hoje são apêndices de distritos. A 5ª Delegacia será a primeira com sede própria e com toda a estrutura física e humana para atender esse público”, afirmou o delegado Wuppslander Ferreira.

Nesse tipo de especializada, policiais atuam na repressão criminal e também prestando serviço social, dando orientação e encaminhamento aos idosos.

“São oferecidos serviços da maior relevância, incluindo orientação sobre temas de outros ramos do direito, como pensões, divórcios, inventários, usucapião, reconhecimentos de paternidade e até alteração do nome de registro”, explicou o delegado seccional Adalberto Henrique Barbosa, da 5ª Delegacia Seccional paulistana.

Patri enfatizou que, em questões não criminais, o assunto mais recorrente nos distritos com atendimento aos idosos é o patrimonial.

Mudança

Antes de ganhar prédio próprio, a 5ª Delegacia do Idoso funcionou em salas “diminutas e modestas” no 30º DP (Tatuapé)  e 10º DP (Penha). Isso, segundo Patri, pode ter deixado os usuários com a “equivocada impressão” de que os atendimentos aos idosos fossem de “menor importância”.

“O momento para a reversão desse lamentável quadro é exatamente este, pois dispomos de um amplo prédio que pode servir perfeitamente para a sede própria dessa especializada”, afirmou.

A abertura ao público da 5ª Delegacia do Idoso está prevista já para a próxima semana. O endereço é Avenida Oratório, 1.588, no Parque São Lucas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?