Defesa Civil põe SP em alerta para o risco de chuvas e deslizamentos
Semana terá baixas temperaturas, com chuvas fortes e contínuas; Baixada Santista, litorais Sul e Norte são áreas de maior preocupação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Defesa Civil do Estado fez um alerta à população sobre a possível ocorrência de “chuvas fortes e contínuas” esta semana, além do risco de deslizamentos e inundações em São Paulo. Segundo a Climatempo, a passagem de uma frente fria já derrubou as temperaturas em todo o estado.
De acordo com a Defesa Civil, a onda de chuvas intensas começa nesta terça-feira (13/6) e prossegue até sexta-feira (16/6), atingindo principalmente o litoral do estado.
Relatório do Centro de Gerenciamento de Emergência do Estado (CGE) aponta que as chuvas virão “acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios”.
Áreas de preocupação
As áreas de maior preocupação no estado são a Baixada Santista, litorais Sul e Norte e Vale do Ribeira. Na capital, região metropolitana de São Paulo e Sorocaba, a previsão é de chuvas moderadas.
Às pessoas que vivem em áreas de risco, a Defesa Civil orienta ficarem atentas a sinais como movimentação do solo, postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. “Diante desses sinais, orienta-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199”, informa o órgão.
Ainda segundo a Defesa Civil, ninguém deve atravessar ou adentrar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, “pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros, até mesmo um veículo”.