metropoles.com

Defesa Civil mantém alerta para tempestade e ventos de 100 km/h em SP

Defesa Civil mantém alerta para tempestade com chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em SP; interior e litoral foram afetados por temporais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra mulher com guarda-chuva em viaduto - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mulher com guarda-chuva em viaduto - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — A Defesa Civil mantém o alerta com a previsão de tempestade com rajadas de vento de até 100 km/h no estado de São Paulo neste domingo (19/11). No interior e litoral, a chuva forte e ventania já provocam estragos desde a sexta (17/11). Até o momento, não há registro de pessoas feridas.

Por volta das 19h30 deste sábado (18/11), a frente fria se deslocava em direção à Grande São Paulo, onde deveria chegar entre as 22h e às 3h. É justamente a combinação dela com a onda de calor e a umidade vinda da Amazônia que deverá provocar as tempestades na região.

Segundo o capitão Roberto Farina, da Defesa Civil, a frente fria se dividia em três núcleos no início da noite. Um deles seguia em direção ao interior e dois estavam nas proximidades do Vale do Ribeira, podendo se unir e ganhar força para chegar à capital paulista. Às 20h30, chovia em alguns pontos da zona sul paulistana, com trovoadas.

“A frente fria já passou por SC e, infelizmente, já tivemos duas mortes [no estado do sul]” disse Farina. “O alerta segue até domingo. E todo o sistema de defesa civil está de prontidão”, afirmou.

Entre sexta e este sábado, a Defesa Civil de SP registrou ventos de até 80 km/h —em Caçapava, onde a cobertura de um posto de combustíveis foi arrancada.

No sul do estado, em Itapeva, duas escolas foram destelhadas e um aeroclube perdeu a cobertura. Também houve registro de quedas de árvore em Taubaté, onde caíram sobre um carro e Itararé.

Em Ubatuba, no fim da tarde, a tempestade assustou moradores e também provocou queda de árvore.

Segundo Farina, ainda há risco de temporais e rajadas de vento de forte intensidade neste domingo (19/11) na Grande São Paulo. “O cenário de amanhã é de que tenhamos a frente fria já instalada e, novamente, temporais intermitentes”, disse. “Não vamos precisar os horários, mas em vários momentos do dia. Podem vir seguidos de raio e ventos fortes”, afirmou.

O cenário ainda preocupante fez governo estadual e prefeitura da capital manterem a suspensão de eventos ao ar livre no domingo, assim como aconteceu neste sábado. “O prefeito e o governador estão aqui e foi mantida a suspensão dos eventos, por precaução. É melhor prevenir, evitar a exposição ao risco, do que uma pessoa perder a sua vida”, disse Farina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?