Defesa Civil de SP faz alerta para chuvas, raios e granizo no interior
Meteorologista da Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas moderadas, raios e granizos em algumas regiões do estado nesta 6ª feira (1ª/11)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Defesa Civil estadual divulgou um comunicado em que faz um alerta sobre chuvas moderadas na tarde desta sexta-feira (1ª/10) em municípios paulistas.
Segundo o órgão, as precipitações são decorrência do calor gerado ao longo do dia somado à umidade vinda do oceano e da Amazônia que sopra em direção ao Sudeste — e que geram pontos de instabilidade em algumas regiões do estado com possibilidade de chuva moderada.
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil estadual (CGE) emitiu alertas para a população dos municípios das regiões norte, noroeste, centro-oeste e do Vale do Paraíba.
Todos os usuários cadastrados no sistema de alertas SMS 40199 foram notificados da chuva que se aproxima das regiões, inclusive com possibilidade de queda de raio e granizo.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Cleber Souza, as chuvas desta tarde terão duração entre uma e duas horas e potencial para gerar transtornos como alagamento e queda de árvores.
“Nossos radares identificaram células de chuva em algumas regiões do estado, com intensidade moderada, inclusive com ventos que podem ocasionar alguns danos ”, destaca o meteorologista.
Ainda de acordo com a Defesa Civil do estado, nas próximas horas e início da noite há possibilidade de chuva no oeste paulista, já que há uma intensa instabilidade se formando no estado do Mato do Grosso do Sul, com potencial para se deslocar para o estado de São Paulo.
“Precisamos seguir monitorando minuto a minuto para observamos o comportamento dessa chuva que se forma no Mato Grosso e qual será o potencial dela quando chegar em São Paulo”, ressaltou Cleber Souza.
Autoridades dizem o que fazer durante a chuva
* Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
* Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
* No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
* Evite tomar banho durante a tempestade;
* Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
* Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas;
* Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
* Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Temporal e apagão
Um temporal, ocorrido no dia 11 de outubro, provocou destruição e mortes na capital, Grande São Paulo e também no interior do Estado. Após a tempestade, cerca de 1,6 milhão de imóveis ficaram sem energia elétrica na capital. O apagão provocou caos na cidade e repercutiu ainda na disputa pela Prefeitura de São Paulo — com envolvimento dos governos estadual e federal.
Rajadas de vento acima de 120 km/h
A cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo, registrou ventos com velocidade de 126 km/h durante um temporal. O fato ocorreu no dia 24 de outubro. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil do Estado.
Por causa da força dos ventos, árvores, postes e outras estruturas caíram na cidade.
Moradores registraram alguns dos estragos. Veja:
Também na região de Ourinhos, a cidade de Avaré foi atingida pelas fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros informou que o vendaval causou diversas quedas de árvores e destelhamento em algumas residências.