Defesa Civil alerta para tempestades e ventania de até 100 km/h em SP
Em alerta, Defesa Civil diz que calor, umidade e passagem de frente fria devem provocar tempestades e ventania de até 100 km/h no estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Defesa Civil alerta para o risco de tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h, entre sexta-feira (17/11) e domingo (19/11), no estado de São Paulo. Calor, umidade vinda da Amazônia e passagem de uma frente fria devem ocorrer simultaneamente e são as condições perfeitas para chuva forte, ventania, raios e até granizo.
Em 3 de novembro, durante uma tempestade com ventos de até 103,7 km/h na capital paulista, mais de 1.400 árvores caíram na Grande São Paulo e o fornecimento de energia foi interrompido por mais de quatro dias em algumas regiões. Ao menos seis pessoas morreram no estado.
Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento poderão variar entre 60 km/h e 80 km/h, chegando a até 100 km/h. Com relação à chuva, o acumulado na Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba pode ser de até 100 mm. Na Baixada Santista, 120 mm.
Já nas regiões de São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira esse volume deve ser maior, atingindo 150 mm.
Alerta do CGE
Além da Defesa Civil, sob a responsabilidade do governo estadual, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo, também prevê ventania e chuva forte, com risco de alagamentos, durante o fim de semana na capital paulista.
Juntamente com o alerta da Defesa Civil foram divulgadas uma série de recomendações para moradores das regiões que serão afetadas pelas tempestades.
“Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes”, diz a Defesa Civil. “Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.”
Evitar áreas arborizadas e procurar abrigo quando há risco de queda de postes e fiações elétricas também são algumas das recomendações.