metropoles.com

Defensoria Pública apela à ONU por fim de operação da PM em SP

Defensoria Pública e mais três entidades de direitos humanos pedem fim de operação da PM na Baixada Santista e uso de câmeras por policiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Rota
Em foto colorida policiais da Rota, de costas, caminham ao lado de viatura da corporação - Metrópoles
1 de 1 Em foto colorida policiais da Rota, de costas, caminham ao lado de viatura da corporação - Metrópoles - Foto: Divulgação/Rota

São Paulo — A Defensoria Pública e outras três entidades apelaram à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para que seja encerrada imediatamente a operação policial no litoral de São Paulo, além de determinar que seja obrigatório o uso de câmeras corporais por agentes de segurança.

No pedido, a defensoria, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a Conectas Direitos Humanos e o Instituto Vladimir Herzog chamam a ação policial de Operação Escudo, embora a Secretaria da Segurança Pública tenha adotado agora o nome de Operação Verão.

“A Defensoria e demais autores do documento apresentam um histórico da denominada Operação Escudo, deflagrada no ano passado e retomada em 2024, ressaltando a morte de ao menos 9 pessoas entre 20/01 e 09/02. O Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) obteve acesso a boletins de ocorrência referentes a 7 vítimas”, diz a entidade, em nota.

Ao todo, entre os dias 26 de janeiro e a quarta-feira (14/2), 21 pessoas morreram em supostos confrontos com a PM nas cidades da Baixada Santista.

No pedido, a Defensoria e as demais entidades pedem que os órgãos internacionais questionem o Estado brasileiro sobre “os eventos ocorridos durante a operação, especialmente no quanto às mortes ocorridas em Guarujá, São Vicente e Santos, além da devida apuração e adoção de medidas administrativas quanto aos envolvidos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?