De piscina a cachoeira: veja 5 lugares para se refrescar em São Paulo
Metrópoles separou lista de locais para aproveitar durante a onda de calor que atinge a região metropolitana neste fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma nova onda de calor fez a temperatura subir na região metropolitana de São Paulo e neste fim de semana as máximas podem chegar a até 35ºC na capital paulista.
Para te ajudar a aproveitar esse calorão com a família, o Metrópoles separou uma lista com cinco lugares onde é possível se refrescar na Grande São Paulo. Tem piscina gratuita, “praia paulistana” e até cachoeira. Confira:
Piscinas dos CEUs
Espalhados por todas as regiões de São Paulo, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) possuem piscinas que ficam abertas para toda a população, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Para aproveitar, basta fazer um cadastro no CEU perto da sua casa, levando um documento com foto, um comprovante de residência e uma foto 3×4.
Atualmente, 33 dos 58 CEUs da capital paulista estão com as piscinas liberadas para uso. Aos sábados e domingos elas funcionam entre 8h e 20h. Aos feriados, o funcionamento é das 8h às 18h.
Veja a lista completa de unidades com piscinas abertas aqui.
Piscinas dos Sescs
Quem tem a carteirinha do Sesc também pode se refrescar nas piscinas da instituição. A entrada é gratuita, mas o público precisa estar com a credencial plena atualizada e o exame dermatológico em dia.
Entre as piscinas mais famosas da instituição estão a do Sesc 24 de Maio, que fica no topo do prédio e tem uma vista panorâmica do centro da cidade, e a do Sesc Interlagos, que fica em meio à área verde da zona sul paulistana.
Os dois lugares têm alta procura, então chegue cedo para garantir a entrada!
As unidades da região metropolitana com piscinas abertas atualmente são: 24 de maio, Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Mogi das Cruzes, Pompeia, Santana, Santo Amaro e Santo André.
As piscinas do Sesc Pinheiros e Vila Mariana estão temporariamente fechadas para manutenção.
Cachoeiras
Se você prefere se refrescar em meio à natureza, a dica é aproveitar os passeios do Polo de Ecoturismo de São Paulo, entre os distritos de Parelheiros e Marsilac, no extremo sul da cidade. A região é banhada pelo Rio Capivari, onde estão as cachoeiras do Sagui e do Oásis.
As quedas d’água ficam dentro de uma área particular, a Fazenda Maravilha, e os turistas precisam pagar uma taxa para entrar no local. O acesso custa R$ 20.
Quem gosta de esportes radicais também pode conhecer o Parque de Aventura Selva SP, que também fica na região. O day use no local custa R$ 75 e inclui o acesso a uma cachoeira, trilha autoguiada, passeio de caiaque e o uso do trampolim aquático. As reservas para o local podem ser feitas no site da SelvaSP, que administra o espaço.
Banho na represa
Também na zona sul da cidade, o Parque Praia do Sol é a sugestão certa para quem quer conhecer a Represa Guarapiranga. O lugar tem uma área liberada para banhistas, que podem nadar e praticar esportes aquáticos por lá.
O parque também conta com pista de caminhada, quadras de areia, parquinho para as crianças e ciclovia. A entrada é gratuita.
O endereço é Avenida Atlântica (antiga Robert Kennedy), 3100, Jardim Três Marias, zona sul de São Paulo.
Vale do Anhangabaú
Localizado no centro histórico de São Paulo, o Vale do Anhangabaú também pode ser uma alternativa para quem quiser se refrescar. As fontes de água instaladas no vale são ligadas três vezes por dia, às 12h, 15h e 19h30, e ajudam a amenizar o calor em meio ao concreto da praça.
No sábado, quem visitar as fontes poderá curtir também o Campeonato Nacional de Beat Box, que acontecerá por lá das 19h às 22h.