De olho em vaga na Câmara de SP, Janaína Paschoal se filia ao PP
Ex-deputada recebeu 2 milhões de votos em 2018, mas não se elegeu como senadora em 2022; sigla a coloca como pré-candidata a vereadora
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A ex-deputada estadual Janaina Paschoal se filiou ao PP na manhã desta segunda-feira (25/3) de olho em uma candidatura a vereadora da capital paulista.
Janaina assinou a ficha de filiação no diretório estadual da sigla, localizado no Itaim Bibi, bairro da zona oeste da capital. O ato contou com a presença do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), e do presidente estadual da sigla, o deputado federal Maurício Neves.
Eleita para uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelo PSL em 2018, Janaina obteve, na ocasião, a histórica marca de mais de 2 milhões de votos e foi a deputada mais votada da história do país.
Dois anos antes, ela havia ganhado notoriedade por ser a coautora do pedido de impeachment que embasou o processo político contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Durante o seu mandato, acumulou desgastes tanto com partidos de esquerda quanto com aliados bolsonaristas por críticas abertas e públicas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Candidatura ao Senado
Nas eleições de 2022, ela se candidatou ao Senado pelo PRTB e não se elegeu. No entanto, para dirigentes do PP, os 430 mil votos conquistados pela advogada na ocasião são vistos como uma sinalização de que Janaina tem potencial para ser puxadora de votos nestas eleições.
Para Maurício Neves, a chegada de Janaina ao partido é importante para o processo de “crescimento e fortalecimento” da sigla no estado.
“Estamos empenhados em garantir que o partido cresça com qualidade. Janaína é uma destacada liderança política e pré-candidata a vereadora na capital paulista, o que fortalecerá significativamente nossa chapa”, disse Neves.
“O Progressistas de São Paulo reconhece a importância da participação das mulheres na política, e sua chegada certamente contribuirá para o sucesso nas próximas eleições municipais”, disse.