metropoles.com

Datena vai sair? PSDB aposta alto em apresentador às vésperas do Dia D

Em meio a especulações, cúpula do PSDB manifesta confiança em Datena e diz que ele será confirmado candidato a prefeito na convenção sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Ribeiro/Metrópoles
Imagem colorida de pessoas aglomeradas em balcão de bar no Mercado Municipal de SP - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoas aglomeradas em balcão de bar no Mercado Municipal de SP - Metrópoles - Foto: Bruno Ribeiro/Metrópoles

São Paulo – Caciques do PSDB apostam todas as fichas que o partido confirmará, neste sábado (27/7), a candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo. Os tucanos enxergam que o apresentador não recuaria a essa altura, depois de ter levado a atual pré-campanha mais adiante do que nas outras vezes em que ensaiou disputar as eleições.

Datena tranquilizou o deputado federal Aécio Neves e os presidentes nacional e municipal do PSDB, Marconi Perillo e José Aníbal, em reunião nessa quarta (24/7), um dia após repercutir uma entrevista sua dizendo que, assim como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, poderia desistir de se candidatar.

A fala foi em resposta à ala tucana que é contrária à candidatura de Datena e pretende lançar um nome de oposição na convenção do partido — o ex-presidente municipal da sigla Fernando Alfredo é quem tentará fazer frente à Datena. Apesar do racha interno no PSDB, Aécio, Perillo e Aníbal garantiram ao apresentador que a definição final cabe à executiva municipal, que é presidida pelo próprio Aníbal.

No encontro de quarta, Datena discutiu propostas, a elaboração do plano de governo e conversou sobre a escolha do vice – o partido está dividido entre o próprio Aníbal, o ex-deputado federal Ricardo Trípoli, e o ex-vereador Mario Covas Neto, conhecido como Zuzinha.

Filho do ex-governador Mario Covas e tio do ex-prefeito Bruno Covas (morto em 2021), Zuzinha retornou ao partido depois de seis anos para ajudar a reorganizar a sigla, que perdeu a relevância nacional e encolheu no estado onde nasceu e que comandou por quase 30 anos, até a derrota do ex-governador Rodrigo Garcia, em 2022.

A própria candidatura de Datena é uma aposta da ala tucana mais tradicional que foi contrária ao apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições. A decisão de investir em uma candidatura própria levou à debandada de todos os vereadores do partido na capital.

8 imagens
O apresentador José Luiz Datena durante evento de filiação ao PSB, em dezembro de 2023
Tabata Amaral (a esq.) e Datena (a dir.) durante evento de filiação dele ao PSB
Datena
Datena junto de Lula, em encontro em São Paulo
Datena ao lado de Bolsonaro em Brasília
1 de 8

A deputada federal Tabata Amaral ao lado do apresentador José Luiz Datena e do ministro Marcio França no lançamento da pré-candidatura dela à Prefeitura de SP

Marcelo Chello/Especial Metrópóles
2 de 8

O apresentador José Luiz Datena durante evento de filiação ao PSB, em dezembro de 2023

Divulgação/PSB
3 de 8

Tabata Amaral (a esq.) e Datena (a dir.) durante evento de filiação dele ao PSB

Reprodução/PSB
4 de 8

Datena

Band/Reprodução
5 de 8

Datena junto de Lula, em encontro em São Paulo

Ricardo Stuckert/Twitter/Reprodução
6 de 8

Datena ao lado de Bolsonaro em Brasília

Metrópoles/Reprodução
7 de 8

Guilherme Boulos e José Luiz Datena no Brasil Urgente

Band/Reprodução
8 de 8

Datena

Reprodução

Datena determinado

As quatro desistências eleitorais de Datena — 2016, 2018, 2020 e 2022 — ainda assombram alguns tucanos. Mas a pessoas próximas, a cúpula que vem se reunindo com o apresentador tem manifestado confiança de que, desta vez, ele sairá candidato e, por isso, antecipou para este sábado a convenção partidária, inicialmente marcada para 3 de agosto.

“Encontramos o Datena determinado a ser candidato”, disse Aécio Neves ao deixar a reunião de quarta-feira.

Como exemplo do comprometimento de Datena, os tucanos têm citado a participação em sabatinas e entrevistas, o preparo feito pelo marqueteiro Felipe Soutello e até a sua estreia como pré-candidato em uma agenda no Mercado Municipal.

Além disso, também observaram que Datena já apresentou algumas propostas, como a revisão dos contratos da Prefeitura, em especial os das empresas de ônibus da capital, que já foi batizado pelo apresentador de “passando a limpo”, e a implementação de câmeras corporais nos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e em fiscais da Prefeitura, para coibir corrupção.

Na própria reunião dessa quarta, o grupo definiu que, passada a convenção do PSDB, a campanha vai focar em construir a imagem de Datena como um gestor capaz de resolver os problemas na cidade, uma vez que o apresentador se tornou popular fazendo comentários ácidos em seu programa de TV.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?