Datena diz que deixa debate se houver desrespeito entre candidatos
Candidato José Luiz Datena (PSDB) afirmou nesta sexta (30/8), em visita ao Ipiranga, que pode ir embora se houver desrespeito em debate
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O candidato José Luiz Datena (PSDB) afirmou, nesta sexta-feira (30/8), no Ipiranga, que tem dificuldade de acatar orientações dadas por marqueteiros de sua campanha à Prefeitura de São Paulo e evitou dar “spoiler” sobre o que pretende apresentar durante o próximo debate, domingo (1/9), na TV Gazeta. Apesar disso, não excluiu a possibilidade de ir embora antes do fim se o enfrentamento descambar para o desrespeito.
“Acha que vou entregar estratégia para você e para os adversários? Estratégia é estratégia e a minha é falar a verdade”, afirmou. “Os marqueteiros tentam me orientar, mas eu sou difícil de acatar coisa que, para mim, não seja verdade. É só falar a verdade, nada mais”, disse.
Embora não tenha entregado os planos, deixou uma possibilidade em aberto. “Se perceber que o princípio da democracia, que é respeito ao direito do contrário, não for observado, quem sai do debate sou eu. Não vou nem esperar me expulsar.”
Datena fez questão de afirmar que o debate da TV Bandeirantes, onde reconhece que foi mal, já passou. “Vem aí coisa nova pela frente e a gente tem que enfrentar. Espero que seja dentro dos princípios democráticos e não deturpados por gente que vem com messianismo, gente que quer ressuscitar defunto ou coisa parecida. Isso não é comigo”, disse, citando Pablo Marçal (PRTB).
Além de Marçal, Datena também mirou nas denúncias de envolvimento de Ricardo Nunes (MDB) em casos de suspeita de corrupção, como no esquema das creches municipais. “Gente que esquece de tudo que tem contra ele e depois diz que eu sou gagá”, afirmou. “Tem licitação ilícita e o compadre do prefeito é o cara que mais ganha licitação aqui”, disse.
Rádio e TV
Questionado sobre o início da propaganda no rádio e na TV, Datena se limitou a dizer que não acompanhou os programas.
Integrantes da campanha afirmam que essa é uma das apostas para alavancar o ex-apresentador do Brasil Urgente nas próximas semanas. Eles dizem que é possível transformar a popularidade de Datena e a habilidade dele com o vídeo, mesmo com poucos segundos à disposição, em um trunfo.
O candidato a vice na chapa com Datena, José Aníbal, afirma que recebeu ligações dizendo que o apresentador foi muito assertivo naquilo que falou. “Ele tem um grande poder de comunicação, é capaz de resumir uma ideia, uma proposta, de forma inteligível para todo mundo. E curta”, diz.
“Claro que, se deixar, ele fala, porque é um comunicador, mas tem um grande poder de síntese e nós vamos usar isso abundantemente com esse tempo pequeno que ele tem. Tem gente que tem muito tempo, mas não tem o que falar”, afirmou. “Ele transmite uma ideia e um compromisso”, disse.
A percepção da campanha é a de que o partido conta com um “ativo importante” na luta por votos, que é a popularidade de Datena. Vereadores têm sido orientados a vincular sua imagem ao apresentador, que é rosto conhecido da população.
Durante as caminhadas de Datena pela cidade, ainda são poucos os postulantes à Câmara que seguem o apresentador no contato direto com a população.