metropoles.com

Datena avança com marqueteiro e sabatina, mas mantém ceticismo no PSDB

José Luiz Datena se encontra com marqueteiro em preparação de campanha pelo PSDB em meio a dúvidas de aliados se disputa é para valer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PSDB
Imagem colorida mostra um grupo de homens brancos de meia idade sentados em uma mesa de madeira. Todos olham para a câmera e sorriem - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um grupo de homens brancos de meia idade sentados em uma mesa de madeira. Todos olham para a câmera e sorriem - Metrópoles - Foto: PSDB

São Paulo — Dono de um histórico de quatro desistências após apresentar-se pré-candidato em eleições para prefeito e senador, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) ainda é tido como dúvida entre tucanos paulistas e o partido ainda se mostra reticente em investir financeiramente na campanha, que começa a se estruturar.

Datena teve uma reunião nessa segunda-feira (15/7) com o publicitário Felipe Soutello, intermediada pelo presidente do diretório municipal do PSDB, José Aníbal, em meio a preparações para participar de sua primeira sabatina como pré-candidato, que deve ocorrer nesta terça-feira (16/7).

Mas integrantes do partido, tanto na esfera local quanto na nacional, ainda mantém receio de que o jornalista e apresentador possa desistir da campanha na hora H. O pré-candidato ainda não participou de atos públicos nem foi para a rua, como os adversários.

Entre os tucanos que decidiram segurar qualquer contratação na pré-campanha há a lembrança da eleição de 2018, em que Datena ensaiou concorrer ao Senado pelo DEM (atual União Brasil), mas desistiu da disputa quando o partido já havia feito contratos como os de marqueteiro e advogado. Segundo tucanos, a fatura ficou para o DEM.

O PSDB tem sua convenção partidária que definirá a chapa que disputará a Prefeitura de São Paulo marcada apenas para o dia 3 de agosto, perto do prazo limite (5/8). Até lá, Datena pode recuar da candidatura e voltar à TV sem nenhum ônus. Após essa data, se for oficializado, o PSDB terá acesso ao fundo partidário.

Escalado para a reunião com o apresentador nessa segunda, o publicitário Felipe Soutello tem no currículo a vitoriosa campanha à reeleição do ex-prefeito Bruno Covas, em 2020. Dois anos antes, ele fez a do ex-governador Márcio França (PSB), atual ministro do Empreendedorismo, e dois anos depois, em 2022, a campanha presidencial de Simone Tebet (MDB), hoje ministra do Planejamento.

Soutello é conhecido por empacotar candidatos de centro e a ideia do PSDB é justamente apresentar Datena como um nome alternativo à polarização política, uma vez que a eleição na capital deve ter como pano de fundo a disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A última pesquisa eleitoral da capital, Genial/Quaest, divulgada no fim de junho trouxe Datena na cola de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSol), que lideram a disputa em empate técnico.

O atual prefeito teve 22% no levantamento e o deputado do PSol, 21%. Datena estava logo atrás, com 17%. Até o começo do ano, especulava-se que ele poderia concorrer como vice da deputada federal Tabata Amaral (PSB), que no levantamento terminou obtendo apenas a quinta colocação, com 6%, atrás também do influencer Pablo Marçal (PRTB), com 10%.

Dúvidas persistem

Na semana passada, Datena já faltou a uma sabatina em que havia confirmado presença, n rádio Nova Brasil FM. Agora, a assessoria do PSDB afirma que ele irá nesta terça-feira (16/7) à sabatina organizada pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL.

No lançamento de sua pré-candidatura pelo PSDB, em um hotel do centro da capital, Datena disse que, desta vez, irá até o fim com o projeto eleitoral. Contudo, depois disso, submergiu. Seu perfil no Instagram, por exemplo, não é atualizado desde que a pesquisa Quaest saiu, no último dia 27/6.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?