Governo marca datas do Provão Paulista para acesso a universidades
Provão Paulista dá acesso a universidades como USP, Unesp e Unicamp. Alunos podem pontuar a partir do 1º do Ensino Médio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou, nessa segunda-feira (22/7), as datas de aplicação do Provão Paulista Seriado, que dá acesso às instituições públicas de ensino superior do estado, e do Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.
O Provão Paulista Seriado é aplicado em todos os anos do Ensino Médio nas mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo.
Com o resultado, os alunos poderão disputar vagas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
O Provão Paulista Seriado divide o sistema de pontuação para o ingresso no ensino superior ao longo do Ensino Médio. As datas de aplicação serão:
- 3º ano do Ensino Médio: 30 e 31 de outubro
- 1º e 2º ano do Ensino Médio: 11 e 12 de novembro
Sistema de pontuação
Segundo a Secretaria da Educação, o estudante que participou da edição do Provão do ano passado e terá a sua nota contabilizada ao resultado deste ano, conforme as regras a seguir:
- Para os estudantes que, em 2023, fizeram a prova no 2º ano e agora estão no 3º ano do Ensino Médio, a prova de múltipla escolha deste ano tem peso de 50% e a redação, de 20%.
- Para os estudantes que, em 2023, fizeram a prova no 1º ano e agora estão no 2º ano do Ensino Médio, a prova de múltipla escolha vale 25%, enquanto a do ano passado (1º ano) vale 15%. No ano de 2025, quando esses estudantes estiverem na 3º ano, a prova de múltipla escolha terá peso de 40% e, de redação, de 20%.
Estudantes de outras redes públicas de ensino também poderão ter acesso ao Provão Paulista Seriado, mediante adesão das escolas. O exame é destinado exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.
Saresp
O Governo do estado também divulgou as datas de realização do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp. A prova é aplicada em todos os alunos do Ensino Fundamental com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos da rede pública estadual.
Alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental farão as provas de língua portuguesa e matemática.
Já as turmas a partir do 6º ano são avaliados em relação às quatro áreas do conhecimento, com provas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e língua inglesa.
A partir de 2025, o resultado do próximo Saresp será usado para a avaliação de metas e pagamento de bônus à professores. Escolas fora da rede estadual de ensino podem receber a aplicação da avaliação mediante manifestação de interesse adesão.
Confira a data das provas:
- 2º e 5º anos do Ensino Fundamental: 13 de novembro
- 6º ano do Ensino Fundamental: 21 e 22 de novembro
- 7º ano do Ensino Fundamental: 21 e 22 de novembro
- 8º ano do Ensino Fundamental: 25 e 26 de novembro
- 9º ano do Ensino Fundamental: 27 e 28 de novembro