metropoles.com

Governo marca datas do Provão Paulista para acesso a universidades

Provão Paulista dá acesso a universidades como USP, Unesp e Unicamp. Alunos podem pontuar a partir do 1º do Ensino Médio

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Secretaria da Educação de SP
foto colorida de estudantes participando da primeira edição do Provão Paulista, com mais de 15 mil vagas para o ensino superior em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de estudantes participando da primeira edição do Provão Paulista, com mais de 15 mil vagas para o ensino superior em São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Secretaria da Educação de SP

São Paulo — A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou, nessa segunda-feira (22/7), as datas de aplicação do Provão Paulista Seriado, que dá acesso às instituições públicas de ensino superior do estado, e do Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

O Provão Paulista Seriado é aplicado em todos os anos do Ensino Médio nas mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo.

Com o resultado, os alunos poderão disputar vagas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O Provão Paulista Seriado divide o sistema de pontuação para o ingresso no ensino superior ao longo do Ensino Médio. As datas de aplicação serão:

  • 3º ano do Ensino Médio: 30 e 31 de outubro
  • 1º e 2º ano do Ensino Médio: 11 e 12 de novembro

Sistema de pontuação

Segundo a Secretaria da Educação, o estudante que participou da edição do Provão do ano passado e terá a sua nota contabilizada ao resultado deste ano, conforme as regras a seguir:

  • Para os estudantes que, em 2023, fizeram a prova no 2º ano e agora estão no 3º ano do Ensino Médio, a prova de múltipla escolha deste ano tem peso de 50% e a redação, de 20%.
  • Para os estudantes que, em 2023, fizeram a prova no 1º ano e agora estão no 2º ano do Ensino Médio, a prova de múltipla escolha vale 25%, enquanto a do ano passado (1º ano) vale 15%. No ano de 2025, quando esses estudantes estiverem na 3º ano, a prova de múltipla escolha terá peso de 40% e, de redação, de 20%.

Estudantes de outras redes públicas de ensino também poderão ter acesso ao Provão Paulista Seriado, mediante adesão das escolas. O exame é destinado exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Saresp

O Governo do estado também divulgou as datas de realização do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp. A prova é aplicada em todos os alunos do Ensino Fundamental com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos da rede pública estadual.

Alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental farão as provas de língua portuguesa e matemática.

Já as turmas a partir do 6º ano são avaliados em relação às quatro áreas do conhecimento, com provas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e língua inglesa.

A partir de 2025, o resultado do próximo Saresp será usado para a avaliação de metas e pagamento de bônus à professores. Escolas fora da rede estadual de ensino podem receber a aplicação da avaliação mediante manifestação de interesse adesão.

Confira a data das provas:

  • 2º e 5º anos do Ensino Fundamental: 13 de novembro
  • 6º ano do Ensino Fundamental: 21 e 22 de novembro
  • 7º ano do Ensino Fundamental: 21 e 22 de novembro
  • 8º ano do Ensino Fundamental: 25 e 26 de novembro
  • 9º ano do Ensino Fundamental: 27 e 28 de novembro

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?