metropoles.com

Datafolha: mais pessoas se dizem petistas do que bolsonaristas em SP

Datafolha aponta que 29% dos moradores da capital paulista estão mais alinhada a Lula (PT), enquanto 17% estão mais próximos a Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Montagem de duas fotos de homens se olhando
1 de 1 Montagem de duas fotos de homens se olhando - Foto: Arte/Metrópoles

São Paulo — A cidade de São Paulo tem mais eleitores que se consideram petistas do que bolsonaristas, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha. Segundo o levantamento, 29% dos entrevistados se consideram mais próximos do partido do presidente Lula (PT) e 17% se apresentam mais alinhados a Jair Bolsonaro (PL).

Se somados os que se colocam em segmentos mais moderados de cada um dos polos, os percentuais chegam a 43% e 25%, respectivamente.

Ao mesmo tempo, 26% se declaram de direita, enquanto 20% que se situam à esquerda. Isso pode acontecer porque um eleitor pode se considerar de direita, mas não bolsonarista, por exemplo. 

Os dados ainda apontam que 6% dizem não ser nem petistas nem bolsonaristas, enquanto 25% afirmam ser neutros e 1% diz não saber.

A pesquisa dividiu o espectro ideológico dos entrevistados em cinco categorias: esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita. Entre os eleitores de São Paulo, 24% se dizem de centro. 

A soma da direta com a centro-direita totaliza 36%, enquanto a da esquerda com a da centro-esquerda, 31%. Outros 9% não sabem responder.

A aferição do espectro ideológico foi feita em uma escala de 1 a 7 – sendo 1 a pontuação mais próxima à esquerda e 7, a mais à direita. 

Já a escala de identificação entre os polos predominantes na cena política (Lula e Bolsonaro) vai de 1, mais próximo do bolsonarismo, a 5, mais ligado ao petismo.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de julho, com 1.092 eleitores da capital paulista. O trabalho foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-01178/2024.

Levantamento anterior

No levantamento anterior, realizado em maio deste ano, 28% se declaravam de direita, e 21%, de esquerda. Comparado a esta pesquisa de julho, houve uma diminuição de 2% e aumento de 1%, respectivamente.

Olhando para os eleitores em espectros mais moderados desses segmentos, a direita com a centro-direita somavam 40% e a esquerda com a centro-esquerda, 31%. Havia ainda 22% de centro, e 8% que não sabiam.

A pesquisa de maio mostrava ainda que 31% se diziam petistas, e 19%, bolsonaristas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?